O programa Revista, da TV Meio, destacou nesta segunda-feira (02) que um agente da segurança pública pode ir além de suas funções de proteger a população. O policial Attos Duarado, que ganhou destaque nas redes sociais ao cozinhar um “arroz carreteiro”, preparou a receita que se tornou um sucesso, mostrando suas habilidades também na cozinha.
Durante o bate-papo antes de iniciar o preparo do prato, Attus explica que sua presença é essencial para proteger a sociedade, mas isso, às vezes, significa estar ausente de casa, longe da família. É um sacrifício difícil, mas necessário, porque garante a segurança de todos.
“Estou fazendo 20 anos de carreira policial. O fato de trabalhar na policial às vezes faz com que eu me torne ausente, no sentido de corpo presente. São várias atribuições, várias responsabilidades. A criminalidade não para, não descansa. A cozinha é uma forma de descompressão de relaxar. Quando retorno para minha casa é um prazer estar na cozinha rodeado por meus familiares. Eles sabem que eu gosto de fazer isso”, destacou.
Attos relembra que sua proximidade com a cozinha começou na adolescência, quando ele costumava mexer nas panelas da mãe, tentando preparar algum prato. O dote culinário o acompanhou ao longo dos anos, e hoje ele aproveita os momentos com a família para cozinhar e compartilhar esse prazer.
“Eu sempre gostei de preparar pratos. Tem uma história curiosa que minha mãe sempre dizia que eu chegava na madrugada, quando eu era adolescente, e chegava na madrugada das festas com os amigos e ela acordava comigo mexendo nas panelas, né? Pois bem, e a questão da rede social, eu sou uma pessoa distante das redes por conta da minha atividade. Na última semana, a minha esposa, juntamente com o meu filho, fizeram um vídeo, gravaram um vídeo, preparando um almoço lá no sítio da família, e aí eu dormi, quando acordei, elas estavam rindo e mostraram - olha pai o que nós fizemos. E aí teve uma repercussão, os amigos logo começaram a seguir, gostaram, aplaudiram”, explicou.
Arroz de carreteiro
O arroz de carreteiro é um prato tradicional brasileiro que foi criado no sul do país. Feito com arroz, carne seca desfiada, temperos como alho, cebola e cheiro-verde, ou até mesmo com os itens que foram encontrados dentro da geladeira, conforme explicou Attos. A iguaria é considerada rústica. O nome do prato remete aos antigos carreteiros, viajantes que percorriam longas distâncias, e precisavam de uma refeição prática e nutritiva.