A Polícia Rodoviária Federal (PRF), no domingo (21), aprendeu 3,3 kg de substância análoga à maconha e prendeu 5 pessoas por tráfico de drogas. O flagrante foi registrado na BR-316, em Picos (PI), durante fiscalizações de rotina. Na ocasião, os policiais avistaram um veículo Fiat/Uno, cor prata, utilizando um desvio para evitar a Unidade Operacional da PRF em Picos. Ao entrar na rodovia, o veículo estava com os faróis apagados, o que motivou a abordagem.
Durante a fiscalização, consultas nos sistemas revelaram que o condutor do veículo estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida. Além disso, a equipe percebeu respostas contraditórias e um nervosismo atípico por parte do condutor.
Além do condutor, havia mais quatro ocupantes no veículo. Durante a vistoria, a equipe constatou, também, o precário estado de conservação da parte interna do veículo, com diversas peças soltas e um forte odor semelhante ao da cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de ilícitos no veículo, o condutor negou. Entretanto, durante a busca no automóvel, foram encontrados cerca de 3,3 kg de substância entorpecente análoga à maconha, escondida sob o banco traseiro, juntamente com R$ 1.019,00 em dinheiro.
Nesse momento, um dos passageiros assumiu a propriedade da droga, afirmando transportá-la de Abaiara (CE) para fins de venda. Diante dos fatos, todos os ocupantes foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Picos para que os procedimentos cabíveis que o caso requer fossem tomados.