A Polícia Civil de São Raimundo Nonato deflagrou, na segunda-feira (15), a segunda fase da Operação Falsa Amizade, que investiga o homicídio do jovem Gabriel, morto de forma brutal no sul do Piauí. A ação busca identificar e responsabilizar todos os envolvidos no crime. Um dos principais investigados segue foragido.
Segundo o delegado Herdeson Bernardo, titular da delegacia do município, o suspeito atende pelo apelido de “Escobar” e já é conhecido das forças de segurança. Ele havia sido preso no início deste ano por tráfico de drogas, permaneceu um período detido e foi colocado em liberdade posteriormente.
A Polícia Civil pediu a colaboração da população para localizar o investigado.
“Qualquer pessoa que tenha informações sobre esse indivíduo pode repassar à nossa equipe. O objetivo é efetuar a prisão e garantir que ele responda pelo crime cometido. A Polícia Civil segue atenta e firme no combate à criminalidade”, afirmou o delegado.
Operação
Nesta segunda etapa da operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão domiciliar, além de dois mandados de prisão. Um dos presos é apontado como proprietário do veículo utilizado para levar Gabriel até o local onde o corpo foi encontrado dias depois.
O segundo detido é suspeito de ter participado diretamente da execução do crime. Com as prisões mais recentes, quatro pessoas já foram presas no curso das investigações. Um dos investigados segue foragido.
“As investigações continuam para que possamos esclarecer completamente como o crime ocorreu e quais foram as motivações. Nosso trabalho é identificar todos os envolvidos e responsabilizá-los”, reforçou o delegado Herdeson Bernardo.
Prisões anteriores
Outros dois suspeitos haviam sido presos nos dias 11 e 16 de outubro, também por participação no homicídio. Um deles possui ligação com uma facção criminosa e já havia sido preso em 2024, por envolvimento em outro homicídio registrado em São Raimundo Nonato.
Durante as diligências, a polícia apreendeu o veículo utilizado pelos criminosos para transportar a vítima até uma área de matagal no município de São Lourenço do Piauí, onde o corpo foi posteriormente abandonado.
O que se sabe sobre o crime
O corpo de Gabriel, de 20 anos, foi localizado por moradores em uma região de difícil acesso, já em estado avançado de decomposição. Ele havia sido visto pela última vez por volta das 17h do dia 28 de setembro, no bairro Aldeia, em São Raimundo Nonato.
Desde então, a Polícia Civil vem reunindo depoimentos, analisando informações para reconstruir os últimos passos da vítima e a dinâmica do crime.