A Polícia Civil do Piauí (PC-PI), por meio da Divisão Especializada no atendimento à Mulher e Vulneráveis - Corrente, deu cumprimento na manhã desta segunda-feira (03/11) a um mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão em desfavor de um homem identificado apenas pelas iniciais, L.P.S.O., 34 anos. Segundo as autoridades ele seria investigado pela prática do crime de estelionato qualificado, cometido contra diversas vítimas na cidade de Corrente e região.
De acordo com as investigações, L.P.S.O. aliciava vítimas, principalmente pessoas idosas e em situação de vulnerabilidade, incentivando-as a realizar empréstimos bancários. Depois de ganhar a confiança, o investigado obtinha acesso às contas bancárias, onde passava a realizar novos empréstimos sem autorização e, em alguns casos, alterava os dados de recebimento de benefícios previdenciários, desviando os valores para contas sob seu controle.
As ações criminosas miravam vitimas aposentadas e analfabetas, e as deixavam sem acesso ao dinheiro da aposentadoria, gerando graves prejuízos financeiros e emocionais.
A instituição orientou ainda que aqueles que tiverem sido vítimas de golpes semelhantes procure a Delegacia de Polícia mais próxima para registrar ocorrência.
Além disso, polícia também reforçou que familiares de pessoas idosas ou em situação de vulnerabilidade verifiquem regularmente a movimentação bancária e a existência de empréstimos não autorizados, como forma de prevenção a esse tipo de crime.