A Polícia Milita do Piauí, implantou na manhã desta quarta-feira (27), uma base da Patrulha Maria da Penha no 15º BPM, sediado em Campo Maior. O serviço fortalece o combate aos casos de violência doméstica contra a mulher no município e em áreas adjacentes.
Durante a solenidade de inauguração, foi realizado a entrega de uma viatura lilás, com propósito de intensificar o policiamento ostensivo e preventivo voltado para casos de violência contra a mulher. Para a coronel Elza, Comandante do Comando de Polícia Comunitária - CPCOM, explica como o serviço deve funcionar no município.
“Hoje foi mais um dia histórico para a Polícia Militar do Piauí, pois implantamos a Patrulha Maria da Penha em Campo Maior. E essa viatura irá fazer o trabalho especializado do policiamento ostensivo e preventivo voltado para o problema com foco na fiscalização das medidas protetivas de urgência. A mulher vítima de violência terá acolhimento, orientação e de conscientização para que o agressor se conscientize que a mulher deve ser tratada com amor, com carinho e com respeito”, exalta.
A instalação da Patrulha Maria da Penha na área do 15º BPM, assim como nos demais batalhões do Piauí que já contam com o serviço, segundo o Comandante Gera da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, simboliza a importância da aproximação entre a polícia militar e comunidade.
“Estamos aqui entregando mais uma viatura em mais uma cidade para poder concluirmos a implantação da Patrulha Maria da Penha em todo o estado. É a Polícia Militar do Piauí levando mais cidadania as pessoas e se aproximando cada vez mais da comunidade”, enfatiza.
A Secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, que também esteve presente na solenidade, destacou que o serviço representa mais proteção as mulheres do Piauí.
“É mais uma Patrulha Maria da Penha. É mais proteção as mulheres não só do município mas em todo o território dos carnaubais. É muito importante agradecer ao coronel Scheiwann Lopes e ao governador do estado Rafael Fonteles por fortalecerem as políticas públicas para as mulheres. Não vamos mais permitir a misoginia que é o ódio contra as mulheres”, afirma.
Além de Campo Maior, a cidade de Esperantina será contemplada ainda hoje (27), com uma base da Patrulha Maria da Penha.