O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar do Piauí, vem sendo ampliado para o interior do Estado e chegou nesta semana aos municípios de Santa Cruz do Piauí, Oeiras, Tanque do Piauí, aumentando ainda mais as ações do programa.
Escolas contempladas: O prefeito do município, Barroso Neto, recebeu a equipe do Comando de Polícia Comunitária (CPCom), através da major Márcia Jeane, coordenadora Estadual do Proerd e o capitão M. Lira para realizarem a apresentação do Proerd e definirem quais as escolas que serão contempladas, ainda neste semestre, com os currículos Kids e 5° Ano Caindo na Real, os quais irão preparar as crianças e jovens estudantes para fazerem escolhas responsáveis e seguras.
Autoridades presentes: Estavam também presentes ao evento, que foi realizado na Secretaria Municipal de Educação, a vice-prefeita e secretária Municipal de Saúde, Gláucia Portela, a secretária Municipal de Educação, Marinalda Gonçalves, as professoras Solange Neiva, Inácio Muniz, Marieta Pinheiro, a secretária de Assistência Social do município e o coordenador Municipal da Juventude, Lázaro Santos Neto, que foi o responsável por levar as primeiras informações sobre o Proerd para o prefeito, o qual prontamente solicitou ao comandante-geral da PMPI, coronel Sheiwann Lopes, manifestando o interesse em fazer um trabalho efetivo de prevenção junto às Escolas de Santa Cruz do Piauí.
Vale ressaltar as cidades parcerias do Proerd:
1- Altos
2 - Floriano
3 - Barras
4 - Paulistana
5 - São João da Serra
6 - Canto do Buriti
7 - Teresina
8 - Pedro II
9 - São Gonçalo
Em Oeiras: Na sexta-feira (22), a Polícia Militar do Piauí, o Comando de Polícia Comunitária, por meio da equipe da Coordenadoria Estadual do Proerd, major Márcia Jeane e capitão M. Lira, esteve em reunião com a secretária Municipal de Educação de Oeiras-PI para tratarem da renovação do convênio entre a Polícia Militar do Piauí e a Prefeitura de Oeiras, visando dar continuidade ao trabalho de prevenção do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd ), realizado no ano de 2023.
A secretária Municipal de Educação, Sebastiana Maria Lima Tapety, afirmou que acredita no Proerd, pois é um trabalho de credibilidade, tem continuidade e isso é muito importante para a proteção das crianças.
Atividades: Após a efetivação da assinatura do Termo de Convênio pelo prefeito José Raimundo de Sá Lopes e o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, serão reiniciadas as atividades de prevenção com o apoio do coronel Assis, comandante do 14° BPM, que disponibilizará os policiais instrutores Proerd para aplicarem o programa de prevenção da PMPI na região.