A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação Espia, com o objetivo de desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas que operava a partir do Piauí. A organização criminosa também atuava em Rondônia, Goiás, Paraná, Maranhão e Ceará, utilizando aeronaves e pistas clandestinas para o transporte dos entorpecentes.
As investigações apontam que o grupo recebia grandes quantidades de drogas por via aérea, com uma rede estruturada de distribuição. Um dos líderes da quadrilha, foragido da Justiça de Rondônia, foi preso em flagrante durante a operação, na cidade de Altos (PI), enquanto transportava cocaína escondida em um compartimento secreto de uma caminhonete. Ele utilizava uma identidade falsa.
Mandados cumpridos e droga apreendida
A operação cumpriu seis mandados judiciais, sendo dois de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão, nas cidades de Teresina (PI), Caxias (MA) e Fortaleza (CE). Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal do Piauí e pela Vara de Execuções Penais de Porto Velho (RO).
Durante as ações, os agentes apreenderam cerca de 340 kg de drogas, entre 290 kg de cocaína e 50 kg de maconha, o que reforça a dimensão do esquema criminoso. A PF segue com as investigações para identificar outros integrantes da quadrilha e as rotas usadas para o tráfico internacional.