
Na manhã desta quinta-feira (10), a Polícia Civil do Piauí deflagrou a segunda fase de uma operação de grande porte no litoral de São Paulo, com o objetivo de desmantelar um esquema criminoso especializado em golpes de falso leilão e falsa central telefônica. A ação, que contou com o apoio da Polícia Civil de São Paulo, com foco na cidade de Guarujá.
A primeira fase da ação ocorreu nesta quarta-feira (9). À Rede Meio, o delegado Humberto Mácola, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), explicou que a operação é resultado de uma investigação que identificou um grupo criminoso responsável por criar sites falsos de leilão.
Segundo ele, através dessas plataformas fraudulentas, os golpistas enganavam vítimas em todo o país, incluindo o Piauí, oferecendo veículos inexistentes.
Tudo era feito pelo grupo criminoso lá. Um falso escritório que não existia. Na verdade, eles ludibriavam as vítimas. No momento em que a equipe adentrou em um dos alvos ele estava com o site falso ativo. Realizando operações falsas contra vítimas de outros estados que estão sendo apurados aqui pela polícia do Piauí também.
SURPRESOS COM A PRISÃO
As três operações, que são simultâneas, são denominadas Illusio, Speculum e Falso Alerta. Ao todo, foram cumpridos 20 mandados judiciais, sendo 7 de prisões e 13 de buscas. Os alvos são investigados por praticar estelionato (art. 171 do Código Penal Brasileiro) em ambiente digital.
Um deles disse ‘olha, eu sabia que ia ser preso, mas nunca pensei que ia ser pela policia do Piauí’. Nós estamos analisando, a maioria é das vítimas e do prejuízo, mas já estamos ai com o valor de aproximadamente R$ 300 mil. A equipe estão em campo, novas efetivadas.