Neste mês, a Prefeitura de Teresina está iniciação do desenvolvimento de um projeto de lei que tem como objetivo a paridade salarial dos profissionais de nível superior pertencentes ao quadro da PMT. Esse projeto será submetido à consideração dos membros da Câmara de Vereadores da capital ainda neste mês. As categorias abrangidas por essa equiparação incluem psicólogos, educadores físicos e tecnólogos em radiologia.
Hoje, no dia 9, representantes das mencionadas categorias tiveram um encontro significativo no Palácio da Cidade. Nessa reunião, participaram o secretário municipal de Governo, Michel Saldanha, e o líder do prefeito na Câmara, vereador Antônio José Lira. O encontro teve como foco principal discutir os detalhes e as implicações dessa proposta de equiparação salarial.
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, garante que a gestão está comprometida em oferecer as melhores condições para que o funcionalismo público possa exercer suas atividades. “Somos uma gestão que promete e cumpre. Em fevereiro de 2024, todas essas categorias terão equiparação salarial garantida”, disse.
Os psicólogos comemoram a garantia do PL. “Hoje é o meu aniversário e estou ganhando este presente”, disse a psicóloga da FMS e Semcaspi, Eliana Mendes. “Hoje chegamos a um momento esperado. O município de fato propôs uma PL com a entrega no menor prazo possível, e viemos aqui ratificar, junto ao secretário de Governo e vereador Antônio José Lira, esse compromisso que o município sempre teve com a gente em honrar a palavra e trazer essa PL, adequando e equiparando os salários dos servidores. Estamos felizes, pois sentimos o compromisso que o município tem com categoria em fazer essa equiparação salarial”, disse a educadora física Zulmira.
O vereador Antônio José Lira disse que hoje foi garantido o compromisso do prefeito Dr. Pessoa em enviar, no prazo de 15 dias, um Projeto de Lei que garante a equiparação das três categorias no pagamento de fevereiro de 2024. “Foi uma luta do prefeito mostrando a sensibilidade e o compromisso com essas três categorias. Prego batido, ponta virada. Em nenhum momento a prefeitura deixou de abrir um canal de negociação. Mas nós sabemos que temos um orçamento a ser seguido e o importante, além de fazer o compromisso, é honrar o compromisso”, afirma o vereador.
O secretário de Governo Michel Saldanha disse que o prefeito Dr. Pessoa sempre esteve comprometido com a correção de uma injustiça que foi cometida, no passado, quando se garantiu para algumas categorias um aumento significativo relacionado a uma nova estruturação do plano de cargos e salários para nível superior, deixando outros de fora. Nesta gestão, essa injustiça foi corrigida a partir do momento em foi iniciada essa estruturação com os assistentes sociais e outras categorias.
“O desejo de nosso prefeito é que essa contemplação pudesse acontecer ainda em 2023, mas, infelizmente, por conta das dificuldades financeiras que todos os municípios do país passam, e Teresina não é diferente, nós tivemos que postergar essa implantação para fevereiro de 2024, mas a partir de agora, vamos encaminhar o projeto de lei garantindo esse no nivelamento com essas categorias”, disse Michel Saldanha.
(Com informações da PMT)