PMPI: 600 viaturas contam com o novo sistema de radiocomunicação

Teresina e toda a área litorânea do estado já contam com o serviço. Agora, a corporação se prepara para a segunda fase, que deve contemplar os demais municípios piauienses.

PMPI: 600 viaturas contam com o novo sistema de radiocomunicação | Foto: Divulgação/PMPI
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Desde junho, a Polícia Militar do Piauí conta com um sistema moderno de radiocomunicação, que integra recursos de dados, voz, GPS e inteligência artificial, tornando as operações mais rápidas e eficazes. Nessa etapa, foram entregues cerca de 600 rádios digitais, beneficiando a capital, o litoral do Meio Norte e outras forças de segurança do estado.

O novo sistema será estendido para todo o Piauí na segunda fase, prevista para o início de 2025, com a distribuição de mais 900 rádios digitais para os demais municípios piauienses. De acordo com o Comandante-Geral da PMPI, Coronel Scheiwann Lopes, a modernização do sistema de radiocomunicação representa um marco histórico na segurança pública. 

“A nova rede de rádio é um marco para as forças de segurança em nosso estado, pois representa um avanço tecnológico que otimiza significativamente as nossas operações. O novo sistema permite uma comunicação mais clara e instantânea entre todas as equipes, agilizando o atendimento às ocorrências e a coordenação das ações. Com a substituição do sistema anterior, a cobertura foi ampliada e a qualidade da comunicação foi melhorada. Agora, os policiais podem se comunicar de forma mais eficiente, mesmo em áreas remotas. Vale ressaltar que a integração com outros sistemas, como GPS e dados, também permite um melhor acompanhamento das viaturas em campo e uma gestão mais precisa das operações. Essa modernização foi fundamental para garantir a segurança da população e fortalecer ainda mais a atuação das nossas forças de segurança”, completou Scheiwann Lopes. 

PMPI: 600 viaturas contam com o novo sistema de radiocomunicação - Foto: Divulgação/PMPI

Além de serem instalados em viaturas, os rádios estão presentes nas mochilas táticas utilizadas durante operações em campo pela Polícia Militar. Segundo o chefe do Setor de Telecomunicações da PMPI, Capitão Josué Menezes, o sistema vem apresentando resultados satisfatórios nas ações policiais.

“A radiocomunicação facilita bastante o nosso trabalho, porque ocorre em tempo real. Uma viatura chama outra e, automaticamente, recebe a mensagem e responde em questão de segundos. Atualmente, o nosso sistema de rádio está cobrindo a região metropolitana de Teresina, que envolve a capital e as cidades adjacentes, como Demerval Lobão, Água Branca, José de Freitas e Altos, por exemplo. Além disso, a região do litoral do Meio Norte, que abrange as cidades de Parnaíba, Piripiri e Piracuruca, também já está coberta com as torres de comunicação. A ideia é estender o serviço para todo o estado, alcançando assim a região do Semiárido e do Cerrado, incluindo cidades como Floriano, Bom Jesus e Corrente”, acrescentou Josué. 

PMPI: 600 viaturas contam com o novo sistema de radiocomunicação - Foto: Divulgação/PMPI

O novo sistema de radiocomunicação é capaz de alcançar locais que não possuem cobertura de telefonia móvel, como explica o Capitão Josué. “Não ficamos reféns de operadoras de celular. Sabemos que nem todos os lugares têm cobertura de telefonia móvel. Assim, a radiocomunicação supera essa limitação. Ela atende plenamente à nossa demanda, pois não dependemos de uma única forma de comunicação. Esse sistema, via rádio, nos oferece maior cobertura, o que facilita ainda mais o andamento das nossas operações em todo o estado”, concluiu.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES