O Meionorte.com obteve acesso a um áudio do piloto Marcelo Nogueira Ramos, que sobreviveu a um acidente aéreo no bairro Poty Velho, na zona Norte de Teresina, na manhã de domingo (11). No áudio, o piloto relata detalhes do momento em que percebeu uma falha no motor da aeronave e como conseguiu executar um pouso forçado.
Marcelo estava a bordo de um avião de pequeno porte vindo do Pará com destino a Teresina. Ele contava também com o copiloto Johny Francisco Alves dos Santos, de 38 anos. Ambos saíram ilesos do acidente. No áudio, o piloto descreve como conseguiu estabilizar a aeronave e diminuir o impacto durante a queda.
"O motor falhou. Eu mudei de tanque rápido, mas continuou falhando. Voltei para o outro motor, e aí, pronto, parou. Tentei reanimar ainda, mas não deu. Quando eu olhei para baixo, era só casa. Quando eu olhei à minha direita, vi a lagoa. Eu disse 'é bem ali assim'. Eu puxei o manche rapidamente, ganhei um pouco mais de altitude. Aí contornei a lagoa, limpei o avião e a velocidade já vinha caindo, preparei o avião para o impacto", relatou.
Por meio de nota, o Aeroporto Senador Petrônio Portella (SBTE) informou que a aeronave entrou em contato com a torre de controle declarando uma situação de emergência, mas não conseguiu realizar o pouso no aeroporto.
"O centro de operações aeroportuárias da CCR Aeroportos logo acionou o seu plano de emergência, direcionou membros da equipe para o local do ocorrido e acionou o Corpo de Bombeiro estadual e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), relatando o ocorrido", diz a nota do Aeroporto.
Apesar do acidente, a aeronave não sofreu grandes danos. A Polícia Civil, a Polícia Militar, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Serviço Regional de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), responsável pela apuração de acidentes aéreos, foram acionados para investigar as causas do ocorrido. Além dos pertences pessoais do piloto e do copiloto, uma caixa contendo perfumes importados foi retirada da aeronave. Equipes especializadas vão monitorar a aeronave até a conclusão das investigações.
Durante o acidente, o radioamador Vianey Moura estava na escuta e relatou ter captado a expressão "mayday". O termo é utilizado na aviação como código para declarar uma situação de emergência. "Quando a torre pediu mais notícias sobre o contato, o piloto não retornou mais", disse Moura.
O avião envolvido no acidente é um monomotor com capacidade para até cinco passageiros e está registrado em nome da empresa TJ Agro, sediada em Regeneração (PI). A empresa é considerada uma das maiores produtoras de grãos do Brasil. Com base em dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave estava autorizada para voar.