A cidade de Picos, no Sul do Piauí, registrou 165 mm de chuva durante as últimas 24 horas, até as 9h deste domingo (29), conforme a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí. Com isto, o município enfrenta alagamentos, desabamentos de casas e deslizamentos.
PRÓXIMOS DIAS
Segundo o Diretor de Prevenção da Defesa Civil Piauí, Werton Costa, os acumulados impactaram áreas com fragilidade de escoamento e drenagem. Ele ainda informou que foram 2h e 30 minutos de chuva.
“É uma chuva extremamente localizada. A previsão que temos mostra que não haverá novas ocorrências de chuva com essa intensidade para amanhã. Nós temos notícias de hoje para amanhã, teremos mais uma chuva é de baixa intensidade. A tendência do período de festa, os períodos de Réveillon ser sem chuva ou condição de tempo abafado parcialmente nublado”, afirmou Werton Costa.
ORIENTAÇÕES PARA A POPULAÇÃO
O diretor de prevenção orientou a população a acompanhar os avisos meteorológicos e a se cadastrar no sistema de alertas por SMS. Para isso, basta salvar o número 40 199 e enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua em que reside. Ao receber o alerta, é importante seguir as instruções.
“Se for chuva intensa, evitar trafegar por área de alagamento; evitar estar próximo de áreas que tem um possíveis riscos de desmoronamento, áreas que concentram árvores, redes de alta tensão. Se a água chegar até seu imóvel, a população deve abandonar o imóvel. Se a água chegou até o seu veículo até a altura da roda abandonar o veículo. Então existem Protocolos de segurança que devem ser seguidos rigidamente”, explicou.
Conforme o sargento Breno, do 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Picos (4º GBM) do Município, até o momento, não há feridos. Ele relatou que a chuva iniciou por volta das 3h.