Na manhã desta quarta-feira (09) policiais do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) realizaram uma operação na Vila Dagmar Mazza, zona Sul de Teresina, com o objetivo de retirar marcações e pichações dos muros de residências que fazem analogia a grupos de facções criminosas.
De acordo com o Delegado Charles Pessoa, em entrevista ao repórter da Rede Meio Norte, Denis Constantino, essa ação é uma continuidade no processo de combate às facções criminosas, e afirmou ainda que continuarão fazendo monitoramento para identificar se haverá o retorno de indivíduos para novas pichações.
“Continuamos aqui no Vila Dagmar Mazza nesse processo de combate às facções criminosas. Nós vamos apagar todas essas pichações que fazem referência a essas facções criminosas. Estamos realizando o acompanhamento até para identificar se algum indivíduo vai voltar a realizar este tipo de pichação”, disse
Essa ação representa uma sequência das atividades da Operação S.O.S DRACO 53, que foi iniciada nesta terça-feira (08) na região. Essa operação realizou a prisão de 18 indivíduos, dos quais quatro estavam relacionados ao ataque perpetrado contra membros do SAMU no dia 15 de julho.
Ainda de acordo com o delegado, quem promove este tipo de pichação está promovendo facções criminosas e punições serão aplicadas legalmente.
“Quem promove este tipo de ação está promovendo facções criminosas. A partir do momento que a gente identifica o indivíduo que realiza qualquer tipo de pichação deste tipo, ele será preso pela Draco e será responsabilizado criminalmente como membro de uma facção criminosa”, finalizou.
O delegado concluiu afirmando que o monitoramento deve continuar e se for identificado outras pichações, outras operações serão deflagradas na mesma área com o objetivo de combater os núcleos de facções criminosas no estado do Piauí.