Exclusivo Piauí terá chuvas fortes durante o fim de semana, alerta climatologista

Para quem deseja sair, não custa se prevenir: “ nós temos previsão de chuvas”.

Piauí terá chuvas fortes durante fim de semana, diz climatologista. | FOTO: @chuvas_no_sertao
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As prévias carnavalescas estão a todo vapor! Diante disto,  Sara Cardoso, Climatologista e Coordenadora da Sala de Situação Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH), informou ao meionorte.com como estará a previsão do tempo no estado neste fim de semana, dias 03 e 04. 

Nesta sexta-feira (02), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de chuvas intensas para as regiões Centro-Norte, Sudeste, Sudoeste e Norte do estado, até às 10h deste sábado (03). Para quem deseja sair, não custa se prevenir: “ nós temos previsão de chuvas”.

“A previsão do tempo para o final de semana, de acordo com o INMET, nós temos previsão de chuvas na porção mais da divisa entre o Piauí e o Maranhão, com chuvas que podem acumular até 50 milímetros.  Alterações ventosas entre fraco e moderado.Teremos máximas que podem chegar em 35°C e mínimas de 21°C, isso para municípios de todo o estado”, informou a Climatologista. 

Segundo ela,  a região do sudeste piauiense, que inclui cidades como Paulistana, Picos e Pio IX,  tem previsão menor de chuvas, entretanto, a coordenadora não descarta a possibilidade de nuvens carregadas. Já o Sudoeste do estado possui tendência de ter maiores acumulados e municípios afetados. 

Sara Cardoso explicou que para os dias de carnaval (10 a 13 de fevereiro) as condições do tempo ainda apresentam baixa confiabilidade. “Tem muito erro na previsão, por conta das mudanças climáticas do El Nino, que vem interferindo na regularidade, na quantidade de chuvas e nas temperaturas”, disse a coordenadora da sala de situação da SEMARH. 

ALERTA DE CHUVAS INTENSAS: 

O aviso do Inmet indica chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos com velocidades até 60 km/h. De acordo com o órgão, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Porém, é necessário que a população permaneça em alerta e em caso de dúvidas ligue para a Defesa Civil - 199.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES