SEÇÕES

Piauí terá 64 novos sistemas de dessalinização para garantir água potável no semiárido

Os sistemas, implantados em parceria com estados, municípios e moradores, utilizam tecnologia de dessalinização em poços profundos

Piauí terá 64 novos sistemas de dessalinização para garantir água potável no semiárido | Foto: Márcio Pinheiro/MIDR
Siga-nos no

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou a expansão do Programa Água Doce (PAD) e a instalação de 64 sistemas de dessalinização no Piauí. A ação busca garantir água potável a comunidades rurais do semiárido que dependem de fontes salobras.

Os sistemas, implantados em parceria com estados, municípios e moradores, utilizam tecnologia de dessalinização em poços profundos e beneficiam regiões com oferta hídrica limitada, assegurando abastecimento contínuo.

NÚMEROS DO PROGRAMA

Desde sua criação, o Programa Água Doce já implantou 1.131 sistemas em 10 estados do semiárido, sendo 6% no Piauí. A atual gestão federal responde por 207 desses sistemas, incluindo parte no estado.

Para 2025, estão previstas 172 novas unidades em cinco estados, superando a meta inicial de 100. O Piauí não está incluído nesta etapa, mas poderá receber novos investimentos em fases futuras via Novo PAC.

A gestão dos sistemas no estado envolve capacitação e participação das comunidades, reforçando o modelo descentralizado e colaborativo do programa.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também