Piauí Saúde Digital: Vila Nova vira exemplo de eficiência em teleconsulta; veja relatos!

Os municípios que aderiram ao programa é possível também agendar consultas em mais de 10 especialidades médicas nas Unidades Básicas de Saúde, através da telessaúde.

Piauí Saúde Digital | TV Meio Piauí Saúde Digital | Foto: TV Meio
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Ginecologia, neurologia, cardiologia, endocrinologia, ortopedia e mais; imagine morar no interior, onde, na sua maioria, o acesso a algumas especialidades médicas pode ser dificultado e a necessidade de uma atenção especial não é atendida. Esse é o reflexo de várias regiões do Piauí, mas que começou a mudar a partir do programa Piauí Saúde Digital. Pessoas como Dona Maria Carvalho e o senhor Manoel Menezes são testemunhas dessa transformação na cidade de Vila Nova do Piauí.

“A online é muito boa, que a online gostei, porque você não precisa se deslocar, né? E outra, os médicos são muito bons, eles vão em cima e detalhe, é tudo direitinho, né? Então, nesse caso da digital, para mim foi muito bom. Está mais fácil, e aqui a gente consegue tudo”, declarou o seu Manoel, que é pastor da Igreja Assembleia de Deus, e já teve dois AVCs devido a sua luta contra a diabete, que já percorre há 10 anos. 

“A médica se aprofundou muito no meu caso, se interessou bastante e aí ela passou o tratamento para mim [...] o que a minha pele era e o que ela é hoje é assim uma diferença de 90%. As pessoas mesmo assim, elas veem a diferença e pergunta: "Nossa, o que você fez na sua pele? O que você tá usando? Em que médico foi que você foi? Me indica, me passa". Assim, então isso é gratificante. É uma coisa assim que foi gratuita, pertinho da minha casa”, disse a dona Maria Carvalho, que tem melasma.

PIAUÍ SAÚDE DIGITAL

O Programa Piauí Saúde Digital está disponível para todos os piauienses por meio de aplicativo. Essa iniciativa moderniza o sistema de agendamentos e consultas, e visa tornar o acesso aos serviços de saúde mais rápido e eficiente, reduzindo filas e agilizando o atendimento.

“Em vez das pessoas ter que sair, através de um atendimento de especialidade, tipo o ginecologista, pediatra, psiquiatra, ortopedista, cardiologista, nós temos aqui. A gente só diz: agende a consulta, o paciente vem, faz e assim, tem ajudado bastante”, explicou Evaneide Maria, Secretária de Saúde de Vila Nova do Piauí.

Segundo o governador Rafael Fonteles, com o aplicativo, o paciente conta com atendimento de clínicos gerais a qualquer hora. E nos 222 municípios que aderiram ao programa é possível também agendar consultas em mais de 10 especialidades médicas nas Unidades Básicas de Saúde, através da telessaúde. Bianca Brito, Coordenadora do Saúde Digital acrescenta sobre a importância do programa no estado. 

“O  Saúde Digital veio para somar. Temos especialidades campeãs em agendamentos e, assim, a gente só vê melhorias em relação a especialidades, consulta com o clínico também. Então, comparando, está bem melhor”, disse.

TV MEIO APRESENTA SÉRIE DE REPORTAGENS

A TV Meio preparou uma série de matérias especiais contando sobre a proposta do projeto de conectar os habitantes de cada canto do estado e garantir atendimento de qualidade sem barreiras. As reportagens estão sendo exibidas nos programas Bom dia Meio, Agora Piauí e Patrulha.

O repórter Helder Felipe juntamente com os cinegrafistas Cleiton Pereira e Anderson Veloso, percorreram mais de 2.500 km de norte a sul do território piauiense, visitando 11 municípios. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com