SEÇÕES

Piauí Saúde Digital atinge 1 milhão de atendimentos e amplia acesso à saúde no Brasil

O ministro Osmar Júnior destacou os avanços tecnológicos que vêm transformando a saúde no Piauí.

Solenidade de marca de 1 milhão de atendimentos. | Foto: Cecília Brandão
Siga-nos no

Em colaboração com Brígida Lira.

Utilizando tecnologia e conectividade para garantir acesso e qualidade no atendimento, especialmente em regiões mais distantes dos grandes polos, o Piauí está revolucionando a saúde no estado. Um dos exemplos de sucesso é o programa Piauí Saúde Digital, que já realizou 1 milhão de consultas e telelaudos.

Na manhã deste sábado (4), o ministro interino do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Osmar Júnior, destacou os avanços tecnológicos que vêm transformando a saúde no Piauí. Segundo ele, o setor é um desafio mesmo nas nações mais ricas.

“ Para nós, que acompanhamos as transformações do estado nas últimas décadas, especialmente nas últimas duas décadas, para nós é muito importante verificar que o Piauí vem percorrendo o caminho, vem enfrentando desafios, vem vencendo desafios para garantir que seu povo vive melhor. E a saúde é um exemplo, porque de todos os serviços, o mais difícil, o mais complexo é a saúde”, destacou o ministro.

Osmar Júnior utilizou os Estados Unidos como exemplo. “O país mais rico do mundo, enfrentam na saúde o seu desafio maior, razão pela qual, nesse momento, eles estão sem orçamento federal, porque não conseguem chegar o Congresso africano ao entendimento para aprovar o orçamento, e aqui o ponto fundamental desse entendimento está exatamente na saúde”, disse.

ACESSO FACILITADO AS CONSULTAS

O secretário de Saúde do Piauí, Antonio Luiz, destacou a importância do programa Piauí Saúde Digital, que vem ampliando o acesso a atendimentos e diagnósticos. Ele também anunciou novos investimentos que serão implementados para fortalecer ainda mais a rede digital de saúde no estado.

“ Porque a tecnologia está levando a medicina ao maior, ao mais distante dela. Pessoas na zona rural, pessoas que moram em sítios, pessoas que moram em qualquer lugar, que podem ter acesso com o Wi-Fi, com o telefone, a uma consulta concreto geral, em qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana. E as UBS dos municípios têm a oportunidade de fazer agendamentos com especialistas, com várias especialidades médicas e nutrição e psicologia, que são para a saúde e para também esse programa de saúde digital”, destacou o gestor.

Ele ainda ressaltou os investimentos para a área de diagnóstico e infraestrutura hospitalar. Já foram entregues noves centrais de Diagnóstico, que realizam exames cruciais como tomografia, raio-x, mamografia, ultrassom e testes laboratoriais, e o objetivo é entregar mais sete até o final deste ano.

“E além disso, paralelamente, trabalhando na modernização dos hospitais, reformando centros de três hospitais inteiros para o Estado para funcionar em cirurgias.  Ajudando também que as pessoas não precisem vir sempre para um local mais distante, como Tersina, por exemplo, ou às vezes, Floiano, ou Panaíba. Temos cirurgias em 23 hospitais do estado do Piauí”, finalizou.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também