A cidade de Brasileira, no Norte do Piauí, com quase 8.500 habitantes, está vivenciando melhorias na área da saúde. Através do programa "Piauí Saúde Digital", do Governo do Estado, o município passou a oferecer consultas com especialistas por meio de teleconsultas. A medida diminui a necessidade de longas viagens dos moradores para outros centros.
"A partir do programa Piauí saiu digital eles [os municípios] conseguem oferecer dentro do seu próprio município a ideia de especialidades médicas contando com um clínico geral, evitando deslocamento do seu munícipe", pontuou Gabriel Mauriz, Diretor da Unidade de Saúde Digital.
QUALIDADE DE VIDA
O programa, implantado em março de 2024, já realizou mais de 2 mil consultas e 750 exames em 7 meses. A Unidade Básica de Saúde (UBS) na localidade Mocambinho atende cerca de 300 famílias. Ela beneficia moradores como Maria Gleiciane, que leva seu filho José Vitor, de 8 anos, com asma, para consultas regulares com a pediatra.
“A médica sempre faz o acompanhamento dele. Troca a medicação quando vê que não tá resolvendo e ele tá melhorando. Tá conseguindo já brincar normalmente que ele não conseguia andar de bicicleta, jogar bola, essas coisas que dificultavam a vida dele. [...] Sinceramente é muito bom, porque é bem prático para a gente. [...] Já fiz consulta com outro médico que também foi muito bom.[...] Foi uma inovação muito boa”, disse a mãe.
ACOMPANHAMENTO
“Não sentia dor nenhuma, mas ficava cansado, como se tivesse levando um peso”, afirmou Reginildo Rodrigues, de 59 anos. O criador de peixes teve que ser submetido a uma cirurgia de ponte de safena no coração. Após os procedimentos, ele recebe acompanhamento de um cardiologista por telemedicina na UBS Mãe Sabina.
“Fui bem atendido e sempre venho acompanhando esse pessoal que vem no dia a dia, né? No acompanhamento para ter novamente novos resultados. Sempre de melhor, mas tá tudo bom", finalizou o Piscicultor.
ESPECIALIDADES
Atualmente, o município oferece atendimento presencial com psicólogo, dermatologista, ortopedista e nutricionista. Outras sete especialidades médicas são disponibilizadas à população por meio do programa.
“A maior demanda é para psicologia e psiquiatria, a saúde mental tá sendo afetada de uma grande demanda. As nossas filas de espera para psicólogo são grandes. Então, o pessoal tá querendo, realmente vindo, aderindo ao Saúde Digital justamente por não demorar tanto assim”, afirmou Érica Rodrigues, Coordenadora do Saúde Digital na cidade.
Idelmar Júnior, Secretário de Saúde de Brasileira, explicou que a implementação do projeto, além de melhorar o acesso à saúde, também traz benefícios financeiros para o município. “Isso economiza também no município a questão do transporte, combustível, veículo, manutenção. Então a gente consegue fazer uma melhor qualidade de atendimento ao usuário da ponta e reduzir os gastos da Secretaria de Saúde com nas outras áreas para suprir essa questão”.
TV MEIO APRESENTA SÉRIE DE REPORTAGENS
A TV Meio preparou uma série de matérias especiais contando sobre a proposta do projeto de conectar os habitantes de cada canto do estado e garantir atendimento de qualidade sem barreiras. As reportagens estão sendo exibidas nos programas Bom dia Meio, Agora Piauí e Patrulha.
O repórter Helder Felipe juntamente com os cinegrafistas Cleiton Pereira e Anderson Veloso, percorreram mais de 2.500 km de norte a sul do território piauiense, visitando 11 municípios.