A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) divulgou, nesta sexta-feira (13), um balanço que aponta redução de 48,73% nos casos de roubo de celulares no estado entre janeiro e maio de 2025, em comparação com o mesmo período de 2022.
De acordo com o levantamento, foram registrados 3.021 boletins de ocorrência sobre esse tipo de crime nos cinco primeiros meses deste ano. Em 2022, no mesmo intervalo, o número chegou a 5.892. Em relação a 2024, quando foram contabilizados 3.883 registros, a queda foi de 22,20%.
estratégia da segurança
O delegado João Marcelo Brasileiro, responsável pela Gerência de Análise Criminal e Estatística da SSP, atribui a queda à atuação estratégica da pasta. Segundo ele, a política de enfrentamento ao roubo de celulares tem contribuído também para a redução de outros crimes, como latrocínio e assaltos em geral.
Entre as ações adotadas, estão o reforço no policiamento, o uso de tecnologias de monitoramento e campanhas de prevenção. O estado também tem se destacado na recuperação de aparelhos roubados.
Um dos exemplos citados é o sistema CellGuard, que integra inteligência artificial, automação e cruzamento de dados. A ferramenta tem sido adotada como modelo em mais de 20 estados do país.
“Estamos atuando com tecnologia, inteligência e operações integradas. O foco é tirar aparelhos de circulação, devolver aos donos e manter os índices em queda. O Piauí merece segurança”, afirmou o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP.