Piauí registra 20 óbitos por dengue em 2024, segundo painel da Sesapi

A cidade com maior casos de óbitos segue sendo Bom Jesus, no sul do estado, com sete vítimas da doença.

Avalie a matéria:
Mosquito da dengue | Foto de Pixabay

O Piauí registrou mais duas mortes causadas pela dengue e chega a 20 o total de óbitos em 2024. A informação é do painel temático da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Um dos óbitos registrados no painel foi de uma mulher, natural do município de José de Freitas, que morreu no dia 4 de abril na cidade de Linhares, no Espírito Santo, onde o estado notificou a Sesapi.

Segundo o painel, o Piauí possui sete mortes em investigação. Foram registrados até o momento 12.671 casos prováveis de dengue, com 55,1% dos pacientes do sexo feminino e 44,9% do sexo masculino. A cidade com maior casos de óbitos segue sendo Bom Jesus, no sul do estado, com sete vítimas da doença.

A letalidade em casos prováveis é de 0,16% e nos casos graves chega a 4,25%. Dos casos prováveis em 2024, a maior incidência com relação à faixa etária é de pessoas de 20 a 29 anos.

CUIDADOS COM O AEDES AEGYPTI

Conhecendo o ciclo de vida e os hábitos do Aedes aegypti, podemos tomar medidas para combatê-lo e evitar a transmissão de dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O uso de repelentes reduz as chances de picadas, mas não afeta a infestação de mosquitos. Portanto, é mais eficaz eliminar os criadouros do inseto e reforçar a proteção individual.

1. ATENTE-SE AOS VASOS DE PLANTAS

Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.

2. LIVRE-SE DE OBJETOS QUE ACUMULAM ÁGUA

Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.

3. ARMAZENE GARRAFAS DA FORMA CORRETA

Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.

4. EVITE A CONTAMINAÇÃO DE CALHAS E CAIXAS-D’ÁGUA

As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.

5. HIGIENIZE RECIPIENTES QUE ARMAZENAM ÁGUA

Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.

6. TENHA CUIDADO COM O LIXO

Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.

7. UTILIZE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.

DENGUE PODE MATAR: AO TER SINTOMAS, PROCURE UM MÉDICO

Os sintomas iniciais da dengue são vagos, incluindo febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele e dores nas articulações e músculos, o que dificulta sua distinção de outras doenças. Além de identificar o Aedes aegypti e prevenir sua proliferação, é essencial estar atento aos sintomas e buscar assistência médica imediata para o tratamento adequado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES