- O Piauí reduziu significativamente abandono, reprovação e atraso escolar entre 2022 e 2025, segundo dados do Censo Escolar 2025.
- Os indicadores nacionais também mostram melhora, com queda de 62% na reprovação e 61% no abandono escolar no ensino médio público.
- O programa Pé-de-Meia beneficiou mais de 187 mil estudantes no Piauí, com destaque para a participação feminina de 50,9%.
- A taxa de não retorno ao ensino médio caiu 28% entre 2022 e 2025, indicando maior permanência dos jovens na escola.
- Dados do IBGE mostram aumento de 16,3% na taxa de jovens entre 15 e 17 anos em situação de educação, em 2025.
O Piauí apresentou uma melhora significativa nos indicadores do ensino médio da rede pública entre 2022 e 2025. Dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram queda expressiva nas taxas de abandono, reprovação e atraso escolar.
No período analisado, o índice de abandono escolar no estado caiu de 8,6% para apenas 0,5%. A taxa de reprovação também diminuiu, passando de 1,6% para 0,4%. Já a distorção idade-série, um indicador que mede o percentual de estudantes com atraso em relação à série adequada para a idade, foi reduzida de 33,2% para 21,7%.
Os números indicam que mais estudantes piauienses estão conseguindo permanecer na escola, avançar de série e concluir o ensino médio no tempo previsto.
Cenário nacional também apresenta melhora
Os resultados do Piauí acompanham a tendência observada em todo o país. Segundo o Censo Escolar 2025, entre 2022 e 2025, a reprovação no ensino médio público brasileiro caiu 62%, enquanto o abandono escolar foi reduzido em 61%. A distorção idade-série diminuiu 28% e a taxa de aprovação cresceu 11%.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a evolução dos indicadores ocorre em um contexto de ampliação de políticas públicas voltadas à permanência dos estudantes, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o programa Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e melhorias relacionadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Pé-de-Meia beneficia mais de 187 mil estudantes no Piauí
Entre as iniciativas apontadas pelo MEC como responsáveis pelos avanços está o programa Pé-de-Meia, lançado em 2024 para incentivar a permanência dos jovens na escola por meio de incentivo financeiro.
Desde sua criação, 187.620 estudantes do Piauí foram contemplados pelo programa. Desse total, 50,9% são mulheres e 49,1% são homens.
“Os resultados demonstram que mais estudantes estão conseguindo permanecer na escola, avançar de série e concluir seus estudos no tempo adequado. O cenário reflete uma combinação de políticas públicas voltadas à permanência, à aprendizagem e ao aprimoramento das condições de oferta da educação básica. Observamos, ainda, uma melhoria simultânea nos indicadores de abandono, repetência e atraso escolar no Brasil”, afirmou o ministro da Educação, Leonardo Barchini.
Mais jovens permanecem na escola
Outro indicador divulgado pelo Inep mostra que menos estudantes estão deixando o ensino médio antes da conclusão. A taxa de não retorno à escola caiu 28% entre 2022 e 2025.
Segundo o presidente do Inep, Manuel Palacios, a redução representa um avanço importante para a educação brasileira.
“Um resultado novo, produzido pelo Inep, observa o que aconteceu com os estudantes que deveriam voltar à escola no ano seguinte e indica que a taxa de não retorno ao ensino médio caiu 28% entre 2022 e 2025, o que significa que mais jovens permaneceram estudando. Esse avanço faz bastante diferença: se esse indicador tivesse permanecido no nível observado em 2022, o Brasil teria, em 2025, quase 250 mil estudantes a menos no ensino médio – ou seja, um número muito grande de jovens que poderia estar fora da escola seguiu estudando”, explica Manuel Palacios, presidente do Inep.
O levantamento também aponta crescimento de 46% nas inscrições de concluintes da rede pública no Enem entre 2022 e 2025.
Dados do IBGE reforçam tendência
Informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação 2025, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também indicam melhora na permanência dos estudantes.
A taxa ajustada de frequência escolar líquida entre jovens de 15 a 17 anos passou de 76,8% em 2024 para 80,6% em 2025, o maior índice registrado desde 2016.
Como consequência, a proporção de adolescentes dessa faixa etária fora do ensino médio caiu de 23,2% para 19,4% em apenas um ano, uma redução de 16,3%, superior à observada nos quatro anos anteriores.