Piauí recebe mais 11 estados para apresentar projeto de recuperação de celulares

O Superintendente de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, Emerson Moura, elogiou o inovador projeto

Avalie a matéria:
Piauí recebe mais 11 estados para apresentar projeto de recuperação de celulares | Foto: Divulgação/SSP-PI

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, recebeu, na manhã desta quinta-feira (13), representantes de 11 estados brasileiros para conhecer o programa Cell Guard, implementado pela SSP-PI no combate ao furto e roubo de aparelhos em todo o estado.

“Hoje estamos recebendo a visita de mais 11 estados, totalizando 18 estados da federação com interesse em conhecer nosso protocolo. Na semana passada, recebemos a visita do secretário de Segurança do Amazonas. O Piauí está escrevendo um capítulo na história do Brasil com esse projeto, que é pioneiro e se tornou nacionalmente conhecido pela sua eficácia tanto na apreensão dos celulares quanto na administração da criminalidade”, disse o secretário Chico Lucas.

O delegado da Bahia, Delmar Bittencourt, destacou os desafios enfrentados pelo estado em relação à criminalidade, especialmente no que se refere aos altos índices de furto e roubo de celulares. Segundo ele, a Bahia, assim como outros estados do Nordeste, sofre significativamente com esses crimes, que são exacerbados durante grandes eventos, onde quadrilhas especializadas atuam para praticar furtos e roubos em massa.

“O roubo de celulares e furtos realmente agravam os índices de criminalidade na Bahia, especialmente durante grandes eventos, onde quadrilhas especializadas aproveitam para cometer esses crimes. Assim como outros estados, a Bahia também é vítima dessas ações criminosas”, afirmou o delegado.

Piauí recebe mais 11 estados para apresentar projeto de recuperação de celulares - Foto: SSP-PI

O delegado também enfatizou a importância da cooperação interestadual para combater esses crimes. “Estamos aqui no Piauí para promover uma integração e trocar conhecimentos, com o objetivo de ajudar a reduzir esses índices. A Bahia já vem realizando a recuperação de aparelhos celulares há algum tempo, mas não com o volume que o Piauí tem alcançado. Estamos aqui para entender e aprender como podemos aumentar a recuperação e restrição de aparelhos celulares em um volume semelhante ao que o Piauí conseguiu”, explicou.

Conforme o superintendente da Superintendência de Operações Integradas (SOI), delegado Matheus Zannata, já foram resgatados mais de 7 mil celulares. “Nos cinco primeiros meses deste ano, houve uma redução de 42% de roubo de celulares no estado, em comparação ao mesmo período do ano passado, e um aumento de quase 200% na retenção de celulares. Inclusive, o Ministério Público da Argentina nos procurou também para conhecer o nosso projeto de recuperação de celulares”, anunciou o delegado.

Piauí recebe mais 11 estados para apresentar projeto de recuperação de celulares - Foto: SSP-PI

O Superintendente de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, Emerson Moura, elogiou o inovador projeto de recuperação de celulares implementado no Piauí. “A Secretaria de Segurança está de parabéns pelo pioneirismo no Brasil com o projeto de recuperação de celulares. As boas práticas implementadas aqui têm mostrado resultados excelentes e precisam ser expandidas e divulgadas. Se deu certo aqui no Piauí, nosso secretário determinou que, se for possível, devemos levar essa iniciativa para o Tocantins, visando também diminuir os índices de roubo de celulares em nosso estado”, afirmou Moura.

Durante a manhã de hoje, serão restituídos 400 celulares, na sede da SSP/PI. Uma sexta etapa do projeto será realizada durante o mês de julho, com a restituição de mais 300 celulares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES