O setor da Construção Civil é um dos maiores geradores de empregos formais no Piauí segundo o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em 2023, o setor registrou um crescimento de 19,08% em empregos formais, com a criação de 4.322 novos postos de trabalho. O relevante crescimento colocou o Piauí na liderança do Nordeste em termos de aumento percentual de trabalhadores da Construção Civil. Vale destacar que Teresina contribuiu significamente para esse crescimento. Só na capital, foram criados, no período, 1.386 novos empregos.
Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina-Piauí, Guilherme Fortes, o saldo positivo também demonstra um setor comprometido com os trabalhadores. “É importante destacar o trabalho dos profissionais da Construção Civil. São pedreiros, pintores, eletricistas e outros que são contratados diariamente e são responsáveis pelo desenvolvimento do Estado”, falou.
A Construção Civil é responsável por 48% do PIB industrial do Piauí, o que destaca a importância estratégica do setor para a economia estadual. Os números positivos se refletem nos empregos de carteira assinada. Ainda segundo o Caged, o Piauí terminou o ano de 2023 com um saldo de 20.166 empregos com carteira assinada.
“Próximo do Dia do Trabalhador, nós destacamos o profissionalismo e eficiência de todos. Sem esse esforço, os números positivos seriam impossíveis de serem conquistados. O destaque da Construção Civil vem de um esforço conjunto. Parabéns, trabalhadores!”, destacou o presidente do Sinduscon Teresina-Piauí, Guilherme Fortes.