O Governo do Piauí realiza nesta sexta-feira (26) o lançamento de um plano de expansão da rede de saúde de média e alta complexidade do estado. O projeto abrangerá todas as macrorregiões de saúde, com a implantação de novos serviços e a instalação de unidades especializadas em diversas áreas.
Uma das principais iniciativas do plano é a introdução de novos centros de consultas e exames especializados. Os piauienses poderão contar com serviços como tomografia computadorizada, ressonância magnética, endoscopia, mamografia, exames cardiológicos e laboratoriais, entre outros. Essa ampliação na oferta de serviços deve para agilizar o diagnóstico e o tratamento de diversas condições médicas.
A regionalização da saúde também contemplará a construção de novos hospitais de urgência, com atendimento para adultos e crianças, bem como a ampliação de unidades existentes. Além disso, serão criados centros de parto normal para oferecer assistência neonatal e materna, assim como maternidades de médio e alto risco, dotadas de UTIs neonatais e capacidade para atender gestantes em situações de alto risco.
Conforme a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), no campo da oncologia serão construídas novas unidades de tratamento oncológico (UNACON) para permitir um atendimento mais próximo aos pacientes com câncer.
A expansão da rede de saúde também abarcará a criação de centros de tratamento para procedimentos invasivos de alta complexidade em cardiologia, neurologia e cirurgia vascular, conhecidos como Hemodinâmica. Essas instalações possibilitarão intervenções cirúrgicas mais avançadas e aprimorarão a capacidade de tratamento em áreas especializadas da medicina.
Outra medida importante prevista no plano é a ampliação dos hemocentros, visando garantir o abastecimento de sangue e o suporte necessário para transfusões e outros procedimentos que dependem desse recurso vital. Além disso, serão readequados e ampliados os leitos de enfermaria e o centro cirúrgico.
Segundo o secretário de saúde, Antonio Luiz, o projeto vai beneficiar 16 cidades com a instalação de centrais de exames. "Todos os 11 territórios de saúde serão contemplados, totalizando 16 cidades beneficiadas com centrais de exames, com cobertura a todos os municípios do Piauí, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes para tratamento de saúde", disse o secretário de saúde, Antonio Luiz.