Subiu para dezessete o número de municípios do Piauí reconhecidos pela situação de emergência, em decorrência de Enxurradas . A informação é do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que incluiu, nessa terça-feira (2), mais sete municípios em emergência, conforme anunciado no Blog do jornalista Francy Teixeira.
Ontem, o MIDR, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência das cidades de Barras, Batalha, Campo Largo do Piauí, Domingos Mourão, Luzilândia, Pedro II e Piripiri. Segundo o órgão do Governo federal, em todo o País, são 1500.
Governo estadual solicita inclusão de 9 municípios na lista
Nesta quarta-feira (3), o Governo do Estado anunciou que encaminhou ao Ministério do Desenvolvimento Regional, a solicitação de apoio financeiro a nove municípios piauienses, a fim de prestar suporte às áreas afetadas. Na lista constam os sete municípios incluídos na Portaria, que terão recursos liberados para atender as ocorrências, além de Esperantina e Luís Correia, que também foram incluídos na solicitação do Governo do Piauí, mas ainda não houve autorização para liberação do auxílio do Governo Federal.
O assessor técnico da Sedec, Werton Costa, afirmou, nesta quarta-feira (3), que as áreas mais afetados pelas chuvas no período atual são os bairros do município de Luís Correia e comunidades no entorno da Lagoa do Portinho, que chegou a transbordar.
“A Lagoa do Portinho recebeu um volume de chuvas nunca visto anteriormente, isso fez com que ocorresse seu transbordamento. Mas ressaltamos que foi um fenômeno muito pontual, e agora o período chuvoso está se encerrando sem causar grandes impactos”, explica.
Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.