Piauí está sob dois alertas de chuvas intensa até sexta-feira (23), diz Inmet

O aviso laranja irá afetar 76 municípios das regiões Sudoeste, Sudeste, Centro-Norte e Norte do estado

Piauí está sob dois alertas de chuvas intensa até esta sexta-feira (23) | Raíssa Morais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Piauí continua em alerta de fortes chuvas! Na manhã desta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para todo o estado, até às 10h desta sexta-feira (23). As regiões Sudoeste, Sudeste, Centro-Norte e Norte possuem previsão de maiores acumulados de água. 

De acordo com o instituto, o alerta de perigo (laranja) possui uma intensidade maior com chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100mm/dia, ventos intensos com velocidades de 60km/h a 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O aviso laranja irá afetar 76 municípios das regiões Sudoeste, Sudeste, Centro-Norte e Norte do estado. Já o comunicado amarelo se estende a 170 cidades das mesorregiões Sudeste e Sudoeste, com acumulados chegando até 50 mm/dia e ventos de 40- 60 km/h. Confira o mapa abaixo: 

Mapa da Semarh./ Foto: reprodução 

O Inmet realizou algumas instruções para a população se manter em segurança:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

  •  Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Semarh emite alerta sobre aumento dos rios na Bacia do Parnaíba devido às chuvas

A Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um boletim de alerta na quarta-feira (21), ressaltando mudanças nos rios monitorados na Bacia do Parnaíba.

O boletim destaca a preocupação em relação a dez trechos da bacia do rio Parnaíba, os quais entraram em estado de alerta devido a um aumento de 10% acima da média anual, conforme indicado pelos dados da rede de monitoramento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), colocando-os em cota de atenção.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES