Piauí entra em alerta de perigo para baixa umidade do ar; Defesa Civil emite orientações

A semana continua seca e quente em Teresina, com temperaturas máximas em torno dos 35°C.

Alerta do Inmet | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na primeira semana de agosto, mês que antecede o período mais quente no Piauí, já são observadas condições térmicas que podem impactar a saúde humana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas amarelo e laranja de perigo para baixa umidade do ar em grande parte do estado nesta terça-feira (6). A partir das 13h00, a umidade pode cair para 12% em 27 cidades.

ALERTA LARANJA

O nível ideal de umidade do ar é superior a 30%. A umidade relativa pode variar entre 20% e 12% nesta terça-feira, conforme o alerta laranja, que aponta para riscos de incêndios florestais e problemas de saúde, como ressecamento da pele, dores de cabeça, e desconforto nos olhos, boca e nariz.

COMUNICADO  DA DEFESA CIVIL 

Por meio de uma nota, a Defesa Civil do Estado do Piauí (SEDEC/PI) informou sobre o potencial risco de emergência devido às condições favoráveis à baixa umidade relativa do ar e forneceu recomendações para mitigar os problemas associados. Clique aqui e confira a nota completa.

Conforme o documento da Defesa Civil, esse fenômeno meteorológico ocorre devido a uma combinação de diversos fatores, como a alta pressão atmosférica, bloqueio de padrões de vento e influências climáticas globais. "As ondas de calor podem variar em intensidade, duração e frequência, mas todas compartilham a característica de temperaturas excepcionalmente altas durante o dia e por vezes durante a noite também. Essas ocorrências climáticas têm se tornado mais frequentes e intensas devido às mudanças climáticas globais", diz o comunicado.

Céu alaranjado em Teresina (Foto: Fábio Carvalho)

As cidades mais afetadas são: Alvorada do Gurguéia, Avelino Lopes, Baixa Grande do Ribeiro, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Canto do Buriti, Caracol, Corrente, Cristalândia do Piauí, Cristino Castro, Curimatá, Currais, Gilbués, Guaribas, Júlio Borges, Monte Alegre do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Palmeira do Piauí, Parnaguá, Redenção do Gurguéia, Riacho Frio, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, Santa Luz, São Gonçalo do Gurguéia, Sebastião Barros e Uruçuí.

ALERTA AMARELO

O alerta amarelo (perigo potencial) do Inmet, publicado por volta das 8h30, é válido até às 19h desta terça-feira (6) e afeta quase todo o Piauí, exceto a região litorânea. De acordo com o instituto, a umidade relativa pode variar entre 20% e 30%.

Recomendações de saúde: Durante o alerta de baixa umidade, o Inmet sugere que a população:

Beba bastante líquido

Evite atividades físicas nas horas mais secas

Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia

Use hidratantes e umidifique o ambiente

Para mais informações, contate a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) ☎️

A baixa umidade do ar pode intensificar as queimadas, que costumam aumentar bastante durante o período conhecido como B-R-O Bró (agosto, setembro e outubro). Isso acontece porque o tempo seco, a baixa umidade e a falta de chuvas criam condições ideais para o surgimento de focos de calor em áreas de vegetação. Essas queimadas são muitas vezes agravadas por atividades humanas criminosas.

PREVISÃO PARA A CAPITAL

O Inmet prevê que a semana continue seca e quente em Teresina, com temperaturas máximas em torno dos 35ºC.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES