SEÇÕES

Piauí é o primeiro estado a levar 5G à zona rural e planeja cobertura total até 2028

Zona rural de Parnaíba recebe a primeira torre, que permitirá expansão da internet em alta conectividade para toda a região

Piauí é o primeiro estado do Brasil a levar internet 5G para zona rural e irá expandir sinal para os 224 municípios até 2028 | Foto: Divulgação
Siga-nos no

O Piaui é o primeiro estado do Brasil a levar internet 5G à zona rural. Neste sábado (18), foi inaugurada a torre do sinal de internet na cidade de Parnaíba, na localidade Baixa da Carnaúba, onde anunciaram também a expansão para 64 localidades rurais. Além disso, os 224 municípios do estado serão contemplados até ano de 2028.

Ao lado do CEO da empresa de internet, José Roberto Nogueira, o governador Rafael Fonteles destacou a importância da união entre o poder público e privado na expansão do acesso rápido à internet no estado.

“É um momento histórico. Estamos falando de uma tecnologia revolucionária de acesso à internet. O 5G em si não é novo, mas ainda estava restrito aos grandes centros. No Piauí, isso não acontecerá mais. Vamos universalizar com essa parceria. Isso vai gerar inúmeros empregos”, comemorou Rafael Fonteles.

Governador Rafael Fonteles ao lado de autoridades durante solenidade em Parnaíba 

A instalação da torre na zona rural, realizada durante as comemorações do Dia do Piauí, também marca o lançamento da tecnologia 5G do grupo empresarial Brisanet no estado.

“A evolução de 5G no mundo está acontecendo nas grandes cidades. Aqui já está acontecendo em área rural. Então, é a inauguração da primeira torre, mas essa linha de construção está bem acelerada, para construir em todo o Piauí”, garante José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet.

A empresa já ativou a tecnologia 5G nas cidades de Teresina, Parnaíba, Luís Correia, Pio IX, Hugo Napoleão e Buriti dos Montes, cobrindo uma população estimada em 864 mil habitantes. Em parceria com o Governo do Estado, a companhia também ativará, ainda este ano, 40 localidades rurais.

Para 2026, a empresa pretende avançar para mais de 20 municípios, dentre eles Picos, Piripiri, Campo Maior, Altos, Cocal, Floriano e Castelo do Piauí, totalizando uma população coberta de 1,5 milhão, além de novas 64 localidades rurais.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também