O Piauí alcançou um marco significativo na saúde infantil. Um levantamento recente da Coordenação de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) revelou que o estado atingiu a meta de mais de 90% de cobertura vacinal esperada para crianças menores de quatro anos na maioria das vacinas oferecidas pelo calendário nacional.
ULTRAPASSOU O ÍNDICE
De acordo com dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), referentes aos anos de 2023 e 2024 e analisados pela Sesapi, o Piauí cumpriu a meta em 13 das 18 vacinas disponíveis para essa faixa etária, ultrapassando o índice de 90% de cobertura esperado. A coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, detalha a evolução dos indicadores.
O calendário básico da criança contempla 13 vacinas, com 18 avaliações — considerando que algumas vacinas têm mais de uma dose, como esquema primário e reforço. Em 2023, o Piauí atingiu a meta de cobertura vacinal em quatro dessas 18 avaliações. Já em 2024, esse número subiu para 10.
INCONSISTÊNCIAS
Segundo a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, o resultado positivo é reflexo direto da implementação do "Plano de Ação para a Melhoria das Coberturas Vacinais no Estado do Piauí". A iniciativa tem como foco a correção de inconsistências nos registros de vacinação identificados nos municípios piauienses, garantindo dados mais fidedignos e a busca ativa por crianças não vacinadas.
Esse crescimento se deve ao empenho dos profissionais de saúde e dos gestores estaduais e municipais. Nosso agradecimento a todos que se mobilizaram e levaram as crianças para atualizar a caderneta de vacinação.