A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (22/2), a Operação Acauã II, com o objetivo de combater crimes de aquisição, armazenamento e compartilhamento de materiais relacionados ao abuso sexual infantojuvenil.
Segundo a PF, a investigação foi iniciada em março de 2023, a partir de denúncias recebidas, que reportavam indícios do crime de armazenamento de conteúdo relacionado ao abuso sexual infantojuvenil por pessoa residente na cidade de Castelo do Piauí/PI.
Na sequência, as informações foram tratadas e foi possível delinear a prática criminosa e o suspeito dessas condutas. Assim, na data de hoje, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Castelo do Piauí/PI e Buriti dos Montes/PI, expedidos pela 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Teresina/PI.
Durante as diligências foi apreendido um aparelho celular, que será submetido a realização de perícia técnica. O investigado poderá responder pelos crimes de posse e/ou compartilhamento de arquivos com conteúdo de abuso sexual infantojuvenil, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, cujas penas mínimas somam quatro anos de reclusão.