A Polícia Federal cumpriu seis mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (27/08) em Teresina, durante a deflagração da Operação Esteio, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida em fraudes milionárias na concessão de aposentadorias rurais por meio do uso de documentos falsificados.
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal da capital piauiense e são resultado da atuação da Força-Tarefa Previdenciária, integrada pela Polícia Federal (PF/MJSP) e pela Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP/MPS).
A investigação teve origem na análise de provas obtidas na Operação Bússola, que identificou seis novos envolvidos no esquema criminoso: um servidor do INSS, dois advogados, dois falsários e um agente financeiro.
O grupo atuava na falsificação de documentos para fraudar requerimentos de benefícios previdenciários, que eram direcionados a servidores cooptados para garantir a concessão indevida. A Justiça determinou também a suspensão do servidor público envolvido.