Novembro começou com o tempo mudando: choveu em vários pontos de Teresina e em cidades do Norte do Piauí na noite de sábado (1º). Porém, mesmo com o alívio momentâneo no calor, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que as temperaturas altas ainda devem predominar ao longo do mês no estado.
PREVISÃO PARA CHUVAS
Novembro é o penúltimo mês do chamado período “B-R-O BRÓ”, marcado pelo tempo quente e seco. A previsão para o mês que antecede as festas de final de ano aponta chuvas abaixo da média em parte do sul do Piauí e volumes dentro do esperado nas demais regiões. Pancadas de chuva devem acontecer ocasionalmente, mas o calor deve continuar intenso.
As temperaturas médias no Piauí podem ficar até 1°C acima da média histórica, principalmente no Sul do estado e no Leste do Maranhão, região que compartilha características climáticas parecidas. Em boa parte do território piauiense, os termômetros devem ficar entre 27°C e 34°C, com sensação térmica ainda maior durante o dia.
O instituto explica que o calor mais forte está ligado ao final do período seco e à aproximação da estação chuvosa, que começa a ganhar força entre dezembro e janeiro. Até lá, devem ocorrer chuvas isoladas, geralmente no fim da tarde e à noite, como as registradas neste fim de semana na capital.
PLANTAÇÕES
Para quem vive no campo, o cenário exige atenção e planejamento. As chuvas irregulares e o solo ainda seco podem atrasar o plantio de lavouras em algumas áreas do estado. O ponto positivo é que o aumento gradual da umidade nas próximas semanas deve ajudar no início das plantações de verão.