O domingo foi de superação e conquista para Francisco, de 38 anos, que garantiu o primeiro lugar na categoria de 10 quilômetros da 1ª Corrida da Alepi. Dono de uma rotina intensa, ele trabalha como pedreiro e carpinteiro, profissões que exigem força e resistência, qualidades que também o ajudam a se destacar nas corridas de rua.
Conciliando o trabalho pesado com a paixão pelo esporte, Francisco contou que o resultado é fruto de disciplina e persistência. Ele treina todos os dias, mesmo enfrentando cansaço e falta de tempo.
“É muito treino. Hoje o nível está alto, tem muitos atletas bons. A questão é disciplina. Todos os dias é preciso treinar, renunciar o sono, o descanso. Às vezes o trabalho desgasta muito, mas mesmo assim a gente precisa estar lá para subir ao pódio. Nem sempre é o primeiro, mas estamos sempre entre os melhores”, contou o campeão.
Francisco também falou sobre o quanto o esporte passou a fazer parte da sua vida e destacou os benefícios que ele traz.
“A corrida é um esporte que eu aprendi a amar. Acho que se todo mundo dedicasse um tempinho, ajudaria muito na saúde, no equilíbrio da mente, em tudo. É um momento que faz bem pro corpo e pra alma”, contou.