SEÇÕES

Passo a passo: veja como registrar boletim de ocorrência pelo WhatsApp com o BO Fácil

Plataforma pioneira no Brasil permite também fazer denúncias anônimas e acionar o 190, tudo direto pelo celular.

Saiba como usar o serviço e acionar o 190. | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O cidadão piauiense já pode registrar boletim de ocorrência (BO), acionar o 190 e até fazer denúncias anônimas utilizando apenas o WhatsApp. O serviço faz parte do BO Fácil, uma plataforma lançada pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (30), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI). O atendimento funciona por meio do número 0800 086 0190 e utiliza inteligência artificial para agilizar o processo.

O novo sistema é gratuito, prático e pode ser acessado de qualquer lugar, com suporte para mensagens de texto, áudio, imagem e até envio de localização.

Veja como utilizar

✅ Como usar o BO Fácil pelo WhatsApp:

1. Salve o número oficial:

Adicione no WhatsApp o contato 0800 086 0190, que é o canal exclusivo da plataforma.

2. Inicie a conversa:

Envie uma mensagem de texto ou áudio dizendo o que aconteceu. Você pode registrar situações como furto, roubo, extravio de documentos, violência doméstica, entre outras.

3. Informe os dados da ocorrência:

Durante a conversa, o sistema irá solicitar informações como:

    •    Data e horário da ocorrência

    •    Local do fato

    •    Descrição detalhada

    •    Pessoas envolvidas

    •    Objetos relacionados

Você pode também enviar imagens, vídeos e localização, caso necessário.

4. Receba o BO em PDF:

Com as informações fornecidas, o sistema gera automaticamente um boletim de ocorrência em formato PDF. O documento, com número de protocolo, é enviado diretamente no WhatsApp.

5. Faça denúncias anônimas (se preferir):

Também é possível repassar informações sigilosas sem se identificar. Basta selecionar essa opção durante a conversa.

6. Acione o 190 em caso de emergência:

O BO Fácil permite contato direto com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O cidadão pode acionar o socorro e compartilhar a localização para agilizar o atendimento.

🧠 Tecnologia com segurança

Apesar de utilizar inteligência artificial, o sistema é supervisionado por policiais capacitados, que garantem a veracidade e o uso correto da plataforma. Informações falsas podem gerar responsabilização criminal.

“O WhatsApp é hoje mais seguro que o 190 tradicional, pois temos acesso à identificação da linha, localização e, em alguns casos, até ao CPF do usuário, o que reduz o número de trotes”, explicou o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.

Coletiva de imprensa sobre a plataforma BO Fácil | Foto: Raíssa Morais

Para o governador Rafael Fonteles, a nova plataforma acompanha a meta da pasta da segurança de facilitar a resolução de crimes e ampliar o contato com a população mais vulnerável.

“A tecnologia deve facilitar a vida do cidadão. Estamos transformando a forma como a população acessa os serviços públicos. Com o BO Fácil, aproximamos a segurança pública da realidade digital da maioria das pessoas”, destacou.

Com o BO Fácil, o Piauí se torna o primeiro estado do Brasil a permitir o registro oficial de ocorrências policiais totalmente via WhatsApp.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também