O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) realizará no próximo domingo (24) um "Passeio Ciclístico" no encerramento da Semana Nacional de Trânsito 2023. A concentração do evento está agendada para as 6h, no Parque Potycabana, zona Leste de Teresina.
As inscrições estão abertas para todos os públicos e podem ser feitas através do site Sympla. Com o tema “No Trânsito, escolha a vida: gentileza e segurança caminham juntas”, serão mais quatro dias de programação com ações em Teresina e no interior do estado.
Daniel Carvalho, diretor da Escola Piauiense de Trânsito, concedeu entrevista para o programa Banca de Sapateiro, da TV Jornal MN, e destacou a importância da orientação para motoristas e motociclistas durante a Semana do Trânsito, devido ao Piauí liderar o ranking de acidentes com motocicletas e estar em quarto lugar em acidentes em geral. "Estamos na Semana de Trânsito para alcançar todos os lugares e veículos da cidade, visando a redução dos índices que são verdadeiramente uma tragédia anunciada em nosso estado."
Na quinta-feira (21), haverá atividades em escolas públicas da capital, pela manhã. Já na sexta-feira (23), também pela manhã, será realizada uma campanha de conscientização com caminhoneiros em Picos.
"Nosso estado é um dos que mais registra mortes e deixa pessoas sequeladas devido a acidentes de trânsito. Isso é extremamente grave, pois gastamos muito dinheiro. Apenas no HUT, são mais de seis milhões por mês devido a acidentes de trânsito. Porém, o mais importante são as vidas perdidas e as famílias que sofrem as consequências desses acidentes. É fundamental conscientizar as pessoas sobre a importância de assumir responsabilidade no trânsito, a fim de proteger a vida do próximo", acrescentou Daniel Carvalho.
“O foco é educar, conscientizar e fiscalizar o uso regular do capacete, com ações iniciadas na educação e conscientização, para que a fiscalização necessária possa ser implementada no futuro", concluiu Daniel Carvalho. "Já visitamos boa parte do nosso estado, realizamos muitas ações e continuaremos com nosso compromisso de educação e conscientização."