Cerca de 14 mil estudantes da Rede Estadual de Educação do Piauí serão beneficiados com o Passe Livre para facilitar o deslocamento de estudantes até os locais de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), fará o lançamento da ação na manhã desta terça-feira (31), às 8h, no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Raldir Cavalcante Bastos, espaço educacional localizado em Teresina / Piauí.
De acordo com a Seduc, 3.915 em Teresina e 7.085 de municípios do interior do Estado vão receber o cartão, que permitirá, além da mobilidade dos estudantes da capital até os seus locais de provas, o deslocamento dos alunos do interior até os polos de aplicação nos dois domingos de Enem, que acontecem nos dias 5 e 12 de novembro de 2023.
No Piauí, 99.644 estudantes efetivaram a inscrição para o certame em 2023, o que representa um aumento de 12% em relação ao ano anterior, resultado de uma intensa mobilização da Seduc por meio do programa Novo Pré-Enem Seduc. A aplicação de provas acontecerá em 33 municípios piauienses.
“O Enem é a principal forma de ingresso no Ensino Superior. O Piauí tem o histórico de estar sempre entre os primeiros Estados do Brasil em taxa de presença. Esse comparecimento é resultado de uma soma de esforços, uma dessas iniciativas é o Passe Livre, que garante o transporte para os estudantes que possuem algum tipo de dificuldade para chegar até o local de prova”, comenta o secretário da Educação, Washington Bandeira.
Em 2022, O Piauí registrou a segunda maior taxa de presença no segundo dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 83 mil inscritos realizaram a prova no Estado. No primeiro dia, o estado também se destacou com a presença dos estudantes aos locais de prova: 62.522 compareceram, representando 74,9% de presença, ficando acima da média nacional, que ficou em 72,1%.
O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. As notas obtidas nas provas podem ser usadas para o estudante concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Também podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições estrangeiras que têm convênio com o Inep.
Revisões do Enem
Nesta sexta-feira (03), a Rede Meio Norte transmite ao vivo, a partir das 20h, o Corujão da Vitória. A revisão, que segue até as 6h da manhã do sábado (04), integra o Novo Pré Enem Seduc e prepara os jovens do estado do Piauí para os dois dias de prova.
O evento acontece no Theresina Hall, localizado na zona Leste de Teresina, e conta com entrada gratuita. Durante toda a madrugada um time de professores e professoras irão revisar, junto aos alunos, assuntos recorrentes, resolver questões e dar dicas importantes para uma redação nota mil.
A iniciativa é promovida pela Secretaria da Educação do Piauí (Seduc). O diretor de Jornalismo da Rede Meio Norte, Marcos Monturil, destaca que uma grande equipe está envolvida na transmissão do Corujão. Todo o empenho vai ser para que os estudantes que vão ficar em casa, possam se preparar para a prova.