De janeiro a setembro de 2025, o Parque Nacional de Sete Cidades, localizado entre os municípios de Brasileira e Piracuruca, já recebeu 30.991 visitantes, número que reforça o interesse crescente pelo turismo no Piauí.
O Parque vem ganhando cada vez mais visibilidade, tanto entre os piauienses quanto entre visitantes de outros estados e países. Esses números mostram o potencial que temos e o resultado de ações de manejo e divulgação que valorizam o nosso patrimônio, destacou o chefe do Parque Nacional, Waldemar Justo.
HISTÓRIA DO PARQUE
Criada em 8 de junho de 1961, a unidade de conservação conta com 6.221,48 hectares e um perímetro de 36,2 quilômetros, é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O parque é conhecido por suas formações rochosas únicas, esculpidas pela ação do vento e da água ao longo de milhões de anos, que deram origem às chamadas “Sete Cidades”.
ATRATIVOS QUE ENCANTAM TURISTAS
O local ainda é repleto de trilhas, piscinas naturais e a cachoeira do Riachão, que tem uma queda de quase 20 metros. O visitante também pode conhecer o mirante, as grutas do Catirina e do Pajé e os sítios arqueológicos que abrigam pinturas rupestres com até 6 mil anos.
Cada circuito oferece experiências diferentes e uma imersão na riqueza cultural, natural e simbólica do parque. Além de uma biodiversidade variada, com espécies como onça, jaguatirica, tatu-peba, veado, raposa, iguana, além de aves como jacu, seriema, papagaio, coruja, sabiá e canário.
EDITAL PARA SERVIÇO NO PARQUE
No próximo dia 15 de outubro será lançado edital de licitação para concessão dos serviços de hospedagem, comercialização de alimentos, conveniência e souvenir dentro da unidade.
O evento ocorrerá no auditório do Centro de Visitantes do Parque Nacional de Sete Cidades. O prazo de vigência da permissão será de 96 meses, contados a partir da data de eficácia do contrato, podendo ser prorrogado por até três períodos de 24 meses, caso haja interesse entre as partes.