Parceria busca ampliar projeto de contenção de dunas no litoral do Piauí

Codevasf-PI e Semarh já executaram 1ª etapa da ação em Ilha Grande do Piauí que contribui para a preservação do rio Parnaíba

Parceria busca ampliar projeto de contenção de dunas no litoral do Piauí | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Discutir parcerias entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf-PI) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) foi pauta de reunião, nesta terça (25), na sede da empresa pública. Entre as iniciativas destacadas no encontro está a ampliação do projeto de contenção de dunas no litoral piauiense. 

Estiveram reunidos o superintendente da 7ª Regional da Companhia, no Piauí, Marcelo Filho, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semdurh), Daniel Oliveira, além do deputado estadual Dr. Hélio e técnicos do setor. 

Parceria busca ampliar projeto de contenção de dunas no litoral do Piauí - Foto: Ascom

Conforme o superintendente da Codevasf-PI, uma etapa do projeto de contenção de dunas já foi executada em 131 hectares no município de Ilha Grande do Piauí. “Tivemos a ajuda de toda a população nessa fase, que consistiu no cercamento da área, aplicação de biomantas de fibra de coco, transplantio de capim-açú e plantio de mudas nativas. Como impacto positivo do bloqueio do processo erosivo, temos a preservação de um dos braços do rio Parnaíba que cruza a região”, explica Marcelo Filho.

O secretário da Semarh ressalta o termo de compromisso entre o órgão estadual e a Codevasf para ações de preservação do meio ambiente, além de avaliar a ampliação do projeto de contenção de dunas. “Destacamos a experiência da Companhia de já ter feito o projeto dessa iniciativa entre 2011 e 2016. O objetivo é ampliar esforços do Governo do Estado para retomá-lo agora em larga escala, contemplando todo o litoral, como Macapá, Luís Correia e demais localidades”, disse Daniel Oliveira. 

Parceria busca ampliar projeto de contenção de dunas no litoral do Piauí - Foto: Ascom

Ao todo, na 1ª etapa do projeto, foram investidos mais de R$ 2 milhões via Codevasf e Semarh. A ideia é elaborar um estudo para executar a próxima etapa dos trabalhos em uma área de elevado impacto social, tendo em vista que também protege residências e perímetro comercial de Ilha Grande do Piauí.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES