É realizado nesta quarta-feira (23), no Centro de Convenções de Teresina, o evento Pacto pela Educação 2025. A iniciativa do Governo do Estado também celebra os dois anos do Pacto pelas Crianças, com a premiação de 104 escolas que se destacaram na alfabetização, além da 4ª edição do Prêmio Alfa 10 e da entrega de selos nacionais de compromisso com a alfabetização na idade certa.
DOIS ANOS DE PACTO PELAS CRIANÇAS
O Pacto pelas Crianças visa garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever até os sete anos de idade. Coordenado pela primeira-dama do estado e médica, Isabel Fonteles, o programa já alcançou em dois anos resultados significativos. Segundo ela, o estado tem se destacado na área da saúde e educação das crianças.
Na saúde, nós temos a vacinação que o Piauí em 23 e 24 foi o estado que mais vacinou no Brasil e também alguns indicadores importantes da educação, como o índice de alfabetização das crianças na idade certa. A meta que o governador Rafael Fonteles colocou foi 100% das crianças alfabetizadas aqui no estado. O índice de escolarização em pré-escola, uma das nossas ações prioritárias no pacto, é aumentar o número de vagas na pré-escola do município, melhorar a qualidade da educação e alfabetizar as nossas crianças na idade certa.
O secretário de Educação Washington Bandeira destacou o índice de 60% das crianças alfabetizadas na idade certa, reflexo da ação coordenada entre governo e municípios.
Nós estamos atingindo ano a ano os maiores índices de escolarização em creche e de alfabetização na idade certa. Nesse ano nós vamos chegar próximo de 60% das crianças alfabetizadas na idade certa. Então ano a ano a gente vai aumentando e isso é um reflexo dessa ação coordenada entre governo do estado e municípios através do pacto pelas crianças do Piauí.
O secretário reforçou a alta adesão dos municípios aos projetos do Pacto, como o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, que teve adesão de todos os municípios, e o Kit Mobília Creche, que já foi entregue a 61 municípios.
Brinquedo Praças, nós estamos instalando. Já instalamos três e vamos instalar agora mais 20, a ideia é chegar a 50 neste ano e a 100 até o próximo ano. E assim a gente vem estimulando os municípios a melhorarem os seus índices de alfabetização na idade certa e de vagas em creches, o governo do estado apoiando os municípios nessa política tão importante.
PRIMEIRA INFÂNCIA
Para garantir a qualidade das brinquedotecas, Isabel Fonteles pontuou que o governo já formou 70 profissionais brinquedistas e irá formar mais 150 em parceria com a UESPI e a Associação Brasileira de Brinquedotecas. O investimento na primeira infância também se estende ao futuro, com a elaboração do plano estadual pela Primeira Infância, que define diretrizes e metas para os próximos 10 anos.
E por falar em futuro, anunciamos em primeira mão a expansão do aplicativo Piauí Primeira Infância, um marco estratégico para o nosso programa. Essa tecnologia permite tornar cada vez mais sólido e firme o nosso pacto com as crianças, as gestantes e as famílias, que são os usuários finais do nosso projeto. E o diálogo permanente com os agentes públicos, especialistas e gestores envolvidos. Como mãe, médica e gestora, posso atestar a relevância social e operacional dessa iniciativa.
PRÊMIO ALFA-10
O Prêmio Alfa-10 reconhece escolas públicas do estado por boas práticas de alfabetização, com base no Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização (Idepi-Alfa). O número de premiadas cresceu de 78 para 104. Conforme a Seduc, a iniciativa reforça o compromisso do estado com a alfabetização na idade certa e valoriza o esforço coletivo da comunidade escolar.
Selo Nacional Compromisso Criança Alfabetizada
Na mesma cerimônia, serão entregues medalhas de prata e bronze do Selo Nacional Compromisso Criança Alfabetizada, reforçando o destaque do Piauí, que já possui o Selo Ouro nacional desde janeiro, entregue pelo Ministério da Educação, em Brasília.
Ao todo, 175 municípios receberam o selo ouro e 218 municípios recebendo algum selo (ouro, prata ou bronze). A entrega dos selos prata e bronze aconteceu durante a celebração dos dois anos do Pacto. Washington Bandeira explicou que trata-se das cidades que estão participando do regime de colaboração com o estado e parceria com as ações realizadas.
Os selos ouro já foram entregues em uma solenidade no Ministério da Educação no início deste ano e hoje nós vamos entregar a pedido do Ministério da Educação os selos prata e bronze para os demais municípios que receberam esses selos. Esses municípios estão demonstrando que estão realmente firmando um compromisso muito claro, de junto com o Estado promoverem melhorias nos índices de alfabetização da idade certa, escolarização em creche e da educação infantil.