“O entretenimento durante o período de internação alivia a rotina e contribui na recuperação”, afirmou Dirceu Campêlo, superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, sobre o projeto “Cinema para Todos” que irá beneficiar os pacientes internados no Hospital Getúlio Vargas (HGV).
Uma equipe composta pelo Colegiado Gestor do HGV disponibilizará os filmes todas as quartas-feiras, às 14h, no auditório do HGV, a partir do dia 9 de agosto. Os pacientes e acompanhantes de todos os setores de internação do hospital podem participar da sessão de cinema e também sugerir os filmes que serão selecionados, inclusive as Unidades de Cuidados Intensivos (UTI).
A iniciativa do Projeto é da direção do HGV e aprovada por unanimidade pelo Colegiado Gestor. “O objetivo do Projeto é que os pacientes e acompanhantes tenham entretenimento, auxiliando na recuperação e reabilitação. O catálogo conta com filmes de animação, drama, educativo, comédia e outros”, explica a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho.
Para a psicóloga, Zilma Bento, que vai coordenar o Projeto, a iniciativa da diretoria trará benefícios aos pacientes. "É um momento de distração importante, onde o paciente se desliga um pouco daquela rotina da internação. Isso alivia o stress e a ansiedade e colabora em sua recuperação", comentou.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o HGV vai contar com sala de cinema no próprio auditório que foi totalmente adaptado com som ambiente. O superintendente, Dirceu Campêlo, ainda destacou que a humanização no atendimento ao paciente é de grande importância para a sua recuperação.
Sesapi faz trabalho de busca ativa para casos de meningites e hepatites
A Coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está realizando trabalho de busca ativa nas cidades do Piauí para casos de meningites e hepatites A, B e C. A ação está sendo efetuada numa alusão ao Julho Amarelo, que é o mês de combate às hepatites virais. A técnica estadual para hepatites virais da Coordenação Estadual, Thamisa Brito, afirma que o trabalho está sendo feito nos municípios sem notificação ou com notificação que tenha inconsistência.
A equipe já passou pelas cidades de Juazeiro, Alto Longá, Sigefredo Pacheco, Campo Maior, Oeiras, Santo Inácio do Piauí, São Raimundo Nonato, Jurema, São Brás, Fartura e Guaribas. “Estamos conversando com os coordenadores de saúde, orientando sobre os testes e a prevenção. Temos ainda um cronograma de muitas visitas até o final deste ano para refazer a linha de cuidados para pacientes portadores de hepatites”, afirma a técnica.