Cerca de 200 bovinos, caprinos e ovinos morreram de forma repentina em municípios do Piauí desde o início de agosto. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapi), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), está conduzindo investigações para descobrir a causa.
INVESTIGAÇÃO
Equipes já realizaram necrópsias e coletaram amostras, que foram enviadas para análise em laboratórios da UFPI e da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A Adapi informou que continua atendendo notificações de criadores e aguarda os laudos para adotar medidas cabíveis.
Entre as possibilidades investigadas está a relação das mortes com a aplicação de vacinas contra clostridiose, feita em julho, mas essa hipótese ainda não foi confirmada.
A clostridiose é um grupo de doenças causadas por bactérias do gênero Clostridium, capazes de provocar morte súbita em animais.
A Adapi orienta que qualquer caso de mortalidade seja comunicado imediatamente ao órgão local, pelo site oficial, pelo sistema e-Sisbravet ou pelo WhatsApp (86) 99462-1644.
NOTA
Em relação às ocorrências de mortalidades em animais de alguns municípios do Piauí, a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), vem informar que está realizando investigações, com atendimento imediato às notificações recebidas, desde o início de agosto, com realização de necrópsias em alguns animais e coleta de amostras com envio a laboratórios (UFPI – Universidade Federal do Piauí e UECE – Universidade Estadual do Ceará) para diagnóstico.
A Adapi continua realizando atendimento às notificações e está aguardando os resultados laboratoriais para adotar os procedimentos e medidas cabíveis, em parceria com outras instituições oficiais.
Informamos ainda que qualquer ocorrência de mortalidade em animais deverá ser comunicada imediatamente à Adapi local ou através do site do e-sisbravet, site da Adapi ou whatsapp 086994621644.