A Ordem de Serviço para a construção do Hospital da Mulher será assinada no próximo dia 31 de outubro, pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB). A previsão é que a obra seja concluída em um ano.
“A licitação já foi concluída, o contrato está devidamente assinado e vamos assinar a Ordem de Serviço dia 31. Na construção desse hospital, a Prefeitura está investindo aproximadamente R$ 60 milhões, provenientes do financiamento do Banco do Brasil. A previsão é que obra seja finalizada em 12 meses”, afirma o diretor-executivo da ETURB, Edmilson Ferreira.
A ETURB está responsável pela fiscalização e supervisão da obra. O Hospital da Mulher será construído no cruzamento da BR-343 com a avenida Miguel Rosa, na zona sul de Teresina. A instituição ofertará serviços e ações na área de ginecologia, mastologia, oncologia diagnóstica, reprodução assistida e assistência psicológica e psiquiátrica às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual.
“A estrutura comporta três blocos com 150 leitos de internação. Serão cerca de 14 mil metros quadrados de área construída. O hospital de atendimento exclusivo às mulheres é um desejo do prefeito Doutor Pessoa, que sempre foi muito sensível à causa e agora estamos tirando esse sonho do papel”, afirma Edmilson. Ferreira.
Dona Socorro Claudino
De acordo com a PMT, Hospital da Mulher levará o nome de Socorro Claudino (in memoriam), esposa do empresário João Claudino Fernandes, também já falecido. Dona Socorro era conhecida por ser benemérita em várias instituições sociais de Teresina e matriarca da tradicional família teresinense.