A Operação São Jorge, deflagrada na manhã desta quinta-feira (29), cumpriu 12 mandados de busca e apreensão no Parque São Jorge, localizado no bairro Santo Antônio, zona sul de Teresina. Na ocasião, foram apreendidos 03 pistolas, sendo duas 09 mm e uma .40, 180 munições, entorpecentes dos tipos maconha, “crack” e cocaína, valores em espécie, celulares, além de 03 liquidificadores e microondas em uma residência desabitada com indicativos de funcionamento de um laboratório de drogas. Um indivíduo, de iniciais F.A. da S, foi preso e autuado em flagrante delito. Outros conseguiram empreender fuga.
A ação foi realizada pela Polícia Civil do Estado Piauí, por meio da Delegacia de Prevenção e Repressão à Entorpecentes – DEPRE, com o apoio do seu Núcleo de Operações com Cães-NOC, Equipes da Gerência de Polícia Metropolitana, DHPP, Polinter, Força Estadual Integrada de Segurança Pública-FEISP/SSP/PI, Canis da Guarda Civil Municipal de Teresina-PI e Polícia Rodoviária Federal, além do Batalhão de Operações Especiais - BOPE/PM-PI.
Segundo a DEPRE, a região vinha sendo alvo de disputa territorial, onde a facção rival estava tentando tomar o território da dominante e esta vinha realizando a expulsão de moradores do local, a fim de manter apenas pessoas aliadas.
O delegado Tiago Silva, em entrevista ao repórter Kilson Dione, disse que as residências alvos de busca e apreensão, seriam locais utilizados para o armazenamento de drogas e entorpecentes.
"O nome da operação foi denominada São Jorge em alusão à área onde foi realizada a operação e na nossa investigação foi apurado que nas residências onde foram solicitadas as buscas serviam de locais para armazenamento de armas e entorpecentes. Os objetos apreendidos foram encontrados nessas residências, de pessoas vinculadas a esse investigado e o interessante é que encontramos esses objetos, liquidificadores e micro-ondas, que vão ser periciados e que em tese, serviriam para a fabricação de entorpecentes", afirmou.