A Secretaria de Segurança Pública do Piauí divulgou na tarde desta quinta-feira (1º) o balanço final da Operação Impacto I, realizada em Teresina e outros municípios do Piauí. 121 foram presas. Foram cumpridos 183 mandados, entre prisões, buscas e apreensões, relacionados a crimes de furtos, roubos, estupros, violência doméstica, tráfico de drogas, homicídios, latrocínios e outros delitos.
De acordo com Delegado Geral da Policía Civil, Luccy Keiko, a operação surgiu há cerca de 1 mês durante diálogos no âmbito da delegacia geral junto ao Delegado e Superintendente de Operações Integradas, Matheus Zanatta. A ação teve como foco realizar uma semana intensiva de cumprimentos de mandados de busca e apreensão.
“Nós pedimos as delegacias que apuram crimes violentos para reunir estes autos expedidos. A gente sabe que o dia a dia é muito corrido, às vezes não damos atenção a algum mandado porque não dá certo e ele fica ali guardado e você parte para outro caso. Nós focamos em mandados voltados a crimes violentos nas delegacias da capital e do interior o foco foi em combater a criminalidade violenta'', afirmou.
Das 121 pessoas presas cerca de 54 foram só em Teresina. O delegado geral inclusive destaca mandados de prisão de crimes recentes como do latrocínio da estudante de Medicina Flávia Wanzeler, que ocorreu em fevereiro desse ano.
"Durante a ação foi realizada a prisão do Gustavo, empresário do ramo de barbearia, que foi o responsável por encomendar o veículo que seria roubado. Ele que escolheu o modelo e marca, além de fornecer o carro utilizado no roubo, que foi conduzido por Carlos Eduardo, preso também durante a operação.", concluiu.
De acordo com o superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança, delegado Matheus Zanatta , o grande número na apreensão das armas de fogo durante a operação foi proveniente de ações relacionadas ao tráfico de entorpcentes tanto no interior quanto na capital. “Foram 16 armas de fogo apreendidas na operação, o número é tanto no interior quanto aqui de Teresina. Em sua grande maioria, elas vieram do tráfico de entorpecentes, principalmente para servir como proteção para os traficantes.” afirmou.
Também foram aprendidas 08 veículos, drogas e dinheiro, sendo recuperados R$ 53 mil rem bens e valores. Unidades Distritais, Metropolitanas, Especializadas e do Interior participaram da operação, que contou com mais de 100 policiais.
As prisões e apreensões foram realizadas em cidades do norte e sul do Estado como Teresina, Piripiri, Esperantina, Floriano, União, São Raimundo Nonato, Água Branca, Picos, Nazária, Valença, Dirceu Arcoverde, José de Freitas, Oeiras, Pedro II, Elesbão Veloso, Parnaíba, Bom Jesus, Castelo do Piauí, Barro Duro, Lagoa do Sítio, Cristiano Castro, Simões, Novo Oriente, Manoel Emídio, Amarante, São Miguel do Tapuio, Paulistana, Piracuruca, Canto do Buriti, Guadalupe e Cocal.