Uma mulher foi presa na tarde desta quarta-feira (30), em um shopping de Teresina, pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, no âmbito da operação DRACO 210: Faixa Rosa, deflagrada pela manhã. A informação foi confirmada ao MeioNews pelo delegado Charles Pessoa.
Segundo a autoridade, ela era um dos alvos da operação, mas não foi localizada pela manhã. "Ela é uma das que participou do grupo lá da facção. Ela participava desse grupo assim como as outras que tinham sido presas. É porque nós não conseguimos foi localizado pela manhã. Continuamos monitorando, identificamos ela em um shopping aqui na capital", afirmou.
OPERAÇÃO FAIXA ROSA
O objetivo era dar cumprimento a 34 mandados judiciais, sendo 15 mandados de prisão temporária e 19 mandados de busca e apreensão domiciliar. A operação atual é um desdobramento da Operação DRACO 198, onde um celular apreendido de A. da S. M. (tia de um líder e membro ativa do núcleo feminino) revelou provas de uma estrutura hierárquica dentro da organização criminosa.
INVESTIGAÇÕES
Evidências incluem um grupo de WhatsApp ("A LUTA NÃO PARA") com mensagens, cadastros, estatutos e ordens internas. As mulheres alvo da operação desempenhavam funções essenciais: disseminavam ordens, aplicavam disciplina, recrutavam, arrecadavam dinheiro ilícito e organizavam a logística de crimes.
BLOGUEIRA ANA AZEVEDO É PRESA
Durante a operação, a blogueira e influenciadora digital Ana Azevedo foi presa. Ela é suspeita de integrar uma facção criminosa com atuação na capital piauiense. Junto com ela, um homem, apontado como seu companheiro, também foi preso. No local, as equipes policiais apreenderam uma arma de fogo.