A Polícia Civil do Piauí, através do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), prendeu 15 pessoas acusadas de envolvimento com facções criminosas em Teresina durante a Operação DRACO 67, deflagrada na manhã desta terça-feira (10).
Entre os presos está um jovem identificado como Felipe, que estava sob investigação após a divulgação de um vídeo onde ele dançava e exibia uma arma de fogo, fazendo referências a uma facção criminosa. Felipe foi um dos alvos de uma operação realizada na zona Leste da capital piauiense.
De acordo com informações do delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, Felipe já estava detido por suspeita de envolvimento em crimes de tráfico de drogas e roubo. Sua primeira prisão ocorreu há alguns dias, mas a investigação foi ampliada após a divulgação do vídeo, que configurou apologia ao crime.
Além de Felipe, outras 14 pessoas, entre homens e mulheres, foram detidas. Eles são suspeitos, em sua maioria, de participar do tráfico de drogas e roubos contra trabalhadores de entrega por aplicativo na região do Parque Universitário, localizado na Zona Leste da capital.
"Tenho a convicção de que, após a retirada desses indivíduos de circulação, traremos mais segurança e tranquilidade à sociedade piauiense. Os indivíduos presos até agora têm envolvimento com roubos, posse de armas e crimes contra pessoas que trabalham com aplicativos como Uber, entre outros. Temos observado uma série de crimes nessa modalidade, e nosso objetivo é proporcionar segurança a essas pessoas que trabalham nessa área. A ação foi realizada após determinação do Secretário de Segurança e do Delegado Geral, Lucy Keiko. Todos esses indivíduos têm vínculos com células", disse o coordenador da Draco, Charles Pessoa.
Conforme o delegado, as equipes também trabalharão na remoção de pichações com símbolos de facções criminosas no Parque Universitário e nos muros da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
A ação contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança (FEISP), do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), 5ª e 4ª Delegacia de Polícia Civil de Teresina, Polícia Militar, através do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial, Batalhão Especial de Policiamento do Interior e Ronda Municipal.