Operação Draco 202: Mãe e filho são presos acusados de tráfico de drogas em Teresina

Foram cumpridos 12 mandados de prisão e 9 mandados de busca e apreensão nos bairros Santa Maria da Codipe, São Joaquim, Parque Alvorada, Buenos Aires e Vila Operária.

Operação do Draco tem como alvo mãe e filho suspeitos de tráfico de drogas em Teresina | Foto: Divulgação/SSP
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou nesta sexta-feira (4) a Operação DRACO 202, com o objetivo de desarticular organizações criminosas atuantes na zona Norte de Teresina.

Durante a ação, foram cumpridos 12 mandados de prisão e 9 mandados de busca e apreensão nos bairros Santa Maria da Codipe, São Joaquim, Parque Alvorada, Buenos Aires e Vila Operária.

Foto: Divulgação/SSP

INVESTIGADOS

Entre os investigados estão mãe e filho, que davam continuidade às atividades criminosas mesmo após a prisão do patriarca da família, envolvido com o tráfico de drogas e integrante de organização criminosa. A operação também teve como alvo um dos irmãos Formiga, investigado por envolvimento em homicídios nos municípios de Altos e Alto Longá.

Em entrevista à Rede Meio, o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, falou sobre a prisão da mãe e filho, suspeitos de tráfico de drogas na zona Norte.

Nós viemos aqui na Operação Draco 115, em maio do ano passado, efetuamos a prisão de uma das principais lideranças da zona norte, que responde a processo de homicídio, foi preso por integrar uma facção criminosa e também por envolvimento com o tráfico de entorpecente, naquela época, ele e a mulher foram presos, depois, ela foi colocada em liberdade, e então, ela e o filho assumiram todas as atividades criminosas do 'Cabeça', e agora, nós retornamos para efetuar as prisões da mãe e do filho, que integram a mesma facção criminosa. Além dessas prisões, outras estão acontecendo durante essa operação na zona Norte.

Charles também falou da importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelas Forças de Segurança do Estado do Piauí, com o Draco deflagrando mais de 200 operações em dois anos.

A gente sabe que hoje essas facções criminosas representam a raiz desse problema para a Segurança Pública Nacional, o Piauí tem desenvolvido uma metodologia extremamente eficiente de combate a essas facções criminosas, além da gente ter deflagrado 202 operações, quase 3 mil mandados judiciais cumpridos em dois anos, então, olha a produtividade. Nós temos também um trabalho focado em combater essas crenças que infelizmente são pregadas por essas organizações criminosas, nosso objetivo é desestruturar essa rede complexa que compõe essas facções criminosas, nosso objetivo, não é apenas visualizar o personagem, o membro da facção, mas, a estrutura piramidal por completa e com isso, o trabalho tem se mostrado muito eficiente. Além do trabalho de repressão, a Secretaria tem desenvolvido um trabalho muito importante de prevenção, a gente precisa atuar com essas ações de conscientização. Quando a gente combate uma facção, a gente combate um homicídio, a gente combate o roubo, o tráfico de entorpecente, disse o delegado.

QUEM PARTICIPA DA OPERAÇÃO

A operação contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, da Polícia Militar, através do BOPE e BEPI, e da Guarda Municipal de Teresina.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES