O Departamento de Repressão às Ações Criminosas (DRACO) finalizou a Operação 158 com o total de 17 prisões de integrantes das organizações criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Bonde dos 40. A ação ocorreu nesta terça-feira (15) em quatro bairros da zona Norte de Teresina.
Ao todo, foram cumpridos 40 mandados de buscas. Os policiais caíram em campo para cumprir 22 mandados de prisões, mas 05 alvos ainda não foram localizados.
BAIRROS ONDE OCORREU A OPERAÇÃO
Parque Brasil II (zona Norte);
- Santa Maria da Codipi (zona Norte);
- Jacinta Andrade (zona Norte);
- Cidade Industrial (zona Norte);
- Alto da Ressurreição (zona Sudeste).
PERFIL DOS PRESOS
Segundo a Polícia Civil, os alvos foram desde líderes das organizações criminosas, até os pichadores e fabricantes de armas. Todos envolvidos em crimes violentos como roubos, assassinatos, torturas e também tráfico de drogas. Álvaro Herônio de Oliveira Sousa, mais conhecido como Frajola, foi o "Geral do Estado" do PCC preso durante a operação.
"Um dos presos na operação exercia o papel de 'Geral do Estado', que é como se fosse o grau máximo dentro da organização criminosa no âmbito estadual e o outro indivíduo, que era responsável pela fabricação das armas, tem esse conhecimento de metalúrgico, integra uma facção criminosa fazendo também a função de 'Disciplina' e tinha a responsabilidade de fabricar as armas caseiras", disse o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco.
INVESTIGAÇÕES CONTINUAM
Os inquéritos policiais ainda estão em andamento. Os presos devem ser submetidos a audiência de custódia e ficarem à disposição da Justiça do Piauí.