Em um ranking dos 10 cursos mais concorridos no Sisu 2026 no Piauí, oito são da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Em primeiro lugar, o curso de bacharelado em Fisioterapia do campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, com 2.326 inscritos para 50 vagas, uma média de 46,5 candidatos por vaga.
O terceiro, quinto, sétimo, oitavo, nono e décimo lugar neste ranking, também são da Uespi. Na posição três, o curso de Psicologia, com 2.429 inscritos para 60 vagas (40,4 candidatos por vaga). Em quinto lugar, o curso de Enfermagem do campus Poeta Torquato Neto: 1.933 inscritos, 50 vagas (38,7 candidatos por vaga). Na sequência aparece o curso de Direito, em Teresina, com 1.360 inscritos para 40 vagas (34 candidatos por vaga).
Os cursos de Enfermagem da Uespi aparecem duas vezes na lista. Além do quinto lugar com o curso de Enfermagem do campus Poeta Torquato Neto, a oitava posição, com o curso de Enfermagem do campus Alexandre Alves de Oliveira, com 805 inscritos para 25 vagas (32,2 candidatos por vaga).
Em novo lugar, o curso de Educação Física, de Teresina, com 2.813 inscritos para 90 vagas (31,3 candidatos por vaga) e em 10º, o curso de Administração, campus Poeta Torquato Neto, com 1.249 inscritos para 40 vagas (31,2 candidatos por vaga).
No ranking, apenas dois cursos são de outras instituições de ensino. No segundo lugar, para o curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus de Picos aparece com 1.316 inscritos para 30 vagas (43,9 candidatos por vaga) e em sexta posição, o curso de Computação do Instituto Federal do Piauí (IFPI) com 580 inscritos para 17 vagas (34,1 candidatos por vaga).
REITOR AVALIA A QUALIDADE DOS CURSOS
O reitor da Uespi, professor Paulo Henrique Pinheiro avalia que a qualidade dos cursos da instituição tem melhorado exponencialmente nos últimos anos, índices demonstrados pelas boas notas em exames como o Enade e Enamed e que os investimentos recentes em infraestrutura têm reflexo direto na procura pelos cursos.
O Piauí está no DNA da Uespi. A capilaridade da instituição e este aumento de investimentos, que está transformado a estrutura da Universidade reforçam a identidade que o povo piauiense já tem com a Uespi nestes 40 anos, sendo refletido nesta alta procura pelos nossos cursos, fico muito feliz com este resultado, enfatiza o gestor.
Curso de Fisioterapia
Primeiro lugar no ranking, o curso de Fisioterapia obteve nota 5 em todas as edições do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), desde a primeira edição, no ano de 2004. A nota coloca o curso de Fisioterapia entre os 10 melhores do Brasil.
O coordenador do curso, professor Saulo Carvalho destaca que a Uespi está na vanguarda do ensino em Fisioterapia no país e os resultados obtidos são consequências do comprometimento de professores, alunos e da administração da Universidade.
Reflexo da dedicação de um corpo docente extremamente qualificado, de alunos comprometidos com sua formação e do suporte aos programas de pesquisa e extensão que a administração superior da instituição tem sempre nos apoiado. O resultado do SISU é reflexo junto à sociedade, da qualidade do curso e da certeza que o profissional Fisioterapeuta formado pela Uespi terá um enorme diferencial em sua carreira, avalia Saulo Carvalho.
Além de Fisioterapia, outros cursos se destacam na instituição, como os do Direito, com selo de recomendação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o de Medicina, com nota 4 no Enamed.
Conforme dados do Ministério da Educação, o Piauí registrou 114.617 inscrições, considerando que cada candidato pôde escolher até duas opções de curso. No total, o estado teve 11.324 pessoas aprovadas na chamada regular do Sisu 2026.
A Uespi ofertou 4.260 vagas em 105 cursos de graduação para os 12 campi da instituição, sendo dois em Teresina e 10 em municípios de todas as regiões do Piauí.