Na manhã desta quinta-feira (30), um oficial de Justiça foi vítima de violência enquanto cumpria um mandado de busca e apreensão no bairro Renascença II, zona Sudeste de Teresina.
Durante a ação, o oficial Caio Resende teve seu veículo atingido de forma proposital por outro carro, conduzido pelo filho do proprietário do automóvel que seria apreendido.
O VÍDEO
Um vídeo feito no local mostra o momento em que Caio se identifica diversas vezes como oficial de Justiça. Mesmo após os avisos, o homem avança e bate intencionalmente o carro contra o veículo do servidor, causando danos.
O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Piauí (Sindojus-PI) repudiou o caso, afirmando que “a cada dia aumentam as situações em que oficiais são agredidos durante o cumprimento de ordens judiciais”. A entidade declarou ainda que “tomará todas as providências possíveis para que as medidas cabíveis sejam adotadas e o agressor responsabilizado”.
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) também divulgou nota de repúdio, classificando o episódio como inaceitável. Segundo o texto, “atos de violência contra servidores públicos, especialmente no exercício legítimo de suas funções, atentam contra a própria Justiça e não serão tolerados”.
O TJPI reforçou que o oficial de Justiça é “agente essencial à efetivação das decisões judiciais, sendo sua atuação indispensável para a garantia dos direitos e o cumprimento da lei”. O tribunal concluiu reafirmando “o compromisso com a segurança, a integridade e o respeito a todos os servidores do Poder Judiciário piauiense”, e destacou que “a violência jamais poderá se sobrepor à Justiça e ao Estado de Direito”.
Confira a nota
O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) manifesta veemente repúdio à agressão sofrida por um Oficial de Justiça durante o cumprimento de um mandado judicial, na manhã da última quinta-feira (30), na zona Sul de Teresina.
O TJPI reafirma que atos de violência contra servidores públicos, especialmente no exercício legítimo de suas funções, atentam contra a própria Justiça e não serão tolerados. O Oficial de Justiça é agente essencial à efetivação das decisões judiciais, sendo sua atuação indispensável para a garantia dos direitos e o cumprimento da lei.
O Tribunal reitera seu compromisso com a segurança, a integridade e o respeito a todos os servidores e servidoras do Poder Judiciário piauiense, reafirmando que a violência jamais poderá se sobrepor à Justiça e ao Estado de Direito.